Chile e Google firmam parceria para cabo de fibra óptica transpacífico

Projeto Humboldt Cable conectará Chile e Austrália; Presidente chileno busca consolidar o país como liderança digital da América do Sul

Author Photo
9:48 am - 15 de janeiro de 2024
Valparaíso Chile Imagem: Shutterstock

O governo chileno anunciou uma parceria com a Google, da Alphabet, para estabelecer o primeiro cabo de fibra óptica subaquático entre a América do Sul e a região Ásia-Pacífico. Batizado de Projeto Humboldt Cable, o cabo de 14.800 quilômetros conectará Valparaíso, no Chile, a Sydney, na Austrália, com capacidade para 144 terabytes e uma vida útil de 25 anos.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse em coletiva de imprensa que o projeto consolidará o país como o centro de atividade digital na América do Sul, abrindo portas para novas indústrias, empregos e melhores condições de trabalho e vida.

Leia também: Tesla foca na América Latina com operação no Chile

A iniciativa ocorre em um momento de competição tecnológica e geopolítica entre China e Estados Unidos na América Latina. A visita diplomática do presidente chinês, Xi Jinping, ao país no ano passado, e a promessa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de fortalecer laços econômicos com a América Latina para contrabalançar a influência chinesa, destacam a complexidade geopolítica dessa colaboração tecnológica.

A Reuters apurou que projetos de cabos ópticos para a Ásia, incluindo alguns com participação da Google, originalmente planejavam conectar-se à China, mas foram alterados devido a pressões diplomáticas dos Estados Unidos.

*Com informações da Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.