Chile e Google firmam parceria para cabo de fibra óptica transpacífico
Projeto Humboldt Cable conectará Chile e Austrália; Presidente chileno busca consolidar o país como liderança digital da América do Sul
O governo chileno anunciou uma parceria com a Google, da Alphabet, para estabelecer o primeiro cabo de fibra óptica subaquático entre a América do Sul e a região Ásia-Pacífico. Batizado de Projeto Humboldt Cable, o cabo de 14.800 quilômetros conectará Valparaíso, no Chile, a Sydney, na Austrália, com capacidade para 144 terabytes e uma vida útil de 25 anos.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, disse em coletiva de imprensa que o projeto consolidará o país como o centro de atividade digital na América do Sul, abrindo portas para novas indústrias, empregos e melhores condições de trabalho e vida.
Leia também: Tesla foca na América Latina com operação no Chile
A iniciativa ocorre em um momento de competição tecnológica e geopolítica entre China e Estados Unidos na América Latina. A visita diplomática do presidente chinês, Xi Jinping, ao país no ano passado, e a promessa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de fortalecer laços econômicos com a América Latina para contrabalançar a influência chinesa, destacam a complexidade geopolítica dessa colaboração tecnológica.
A Reuters apurou que projetos de cabos ópticos para a Ásia, incluindo alguns com participação da Google, originalmente planejavam conectar-se à China, mas foram alterados devido a pressões diplomáticas dos Estados Unidos.
*Com informações da Reuters
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!