ChatGPT se torna plataforma com crescimento mais rápido da história

Ferramenta ultrapassou o TikTok e chegou a marca de 100 milhões de pessoas

Author Photo
10:42 am - 06 de fevereiro de 2023
Imagem: Shutterstock

O ChatGPT ultrapassou a marca dos 100 milhões de usuários – tornando-se o aplicativo com o crescimento mais rápido da história. Para se ter noção do feito, o TikTok levou nove meses para atingir o mesmo número. O Instagram precisou de dois anos e meio, o Spotify e o Facebook demoraram quase cinco anos.

Segundo um levantamento do banco suíco UBS, o ChatGPT tinha 57 milhões de usuários mensais em dezembro e esse número quase dobrou no mês seguinte. Comparadas às seis milhões de primeiras visitas diárias que tinha no primeiro mês, ele saltou para uma média de 13 milhões por dia em janeiro. Os usuários vão desde pessoas interessadas em usufruir das ferramentas da plataforma àquele que só querem testá-la.

Leia também: 6 fatos surpreendentes sobre o ChatGPT que ninguém te contou

A procura foi tanta que a OpenAI (criadora da plataforma) lançou o ChatGPTPlus, um programa de assinatura para usuários que queiram usar o programa em horários de pico com mais estabilidade. Por US$ 20 mensais, ele também garante acesso prioritário a novos recursos. Por enquanto, a versão premium está restrita a convidados de uma lista de espera, que precisam ser residentes dos Estados Unidos.

Gigantes buscam o ChatGPT

A Microsoft, que já era investidora da OpenAI, fez mais um aporte bilionário na empresa. O valor teria sido de US$ 10 bilhões. Segundo analistas, a ideia a empresa é integrar a função de busca do ChatGPT ao seu próprio buscador, o Bing, em uma tentativa de rivalizar com o Google. Usando a tecnologia, o Bing poderia gerar respostas mais humanas do que apenas apresentar uma lista de links relevantes.

O Google, por sua vez, afirmou que seus modelos de linguagem são tão eficientes quanto o ChatGPT. Porém, disse que, devido à grande reputação da empresa, seria um risco apostar de imediato na tecnologia. Sendo assim, preferiram seguir de forma mais conservadora.

Apesar dessa declaração, há indícios de que a companhia estaria testando internamente um chatbot similar ao ChatGPT. É o Apprentice Bard, que usa a tecnologia de conversação LaMDA, que recentemente se envolveu em uma polêmica por, supostamente, ter “adquirido consciência”.

*Com informações da Super Interessante

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.