CEOs enfrentam turbulências conforme o trabalho e a tecnologia transformam seus cargos

Demanda de retorno ao escritório e o surgimento da IA generativa pressionam os líderes, sob os olhares atentos dos investidores

Author Photo
11:15 am - 24 de outubro de 2023
liderança, carreira, líder, CIO, CTO, CEOs Foto: Shutterstock

O ano de 2023 não tem sido amigável para os CEOs nos Estados Unidos. Os líderes corporativos enfrentam um nível sem precedentes de desafios, tornando a posição de CEO um verdadeiro pesadelo, mesmo para os mais experientes.

Parte-se do princípio que os investidores não estão dispostos a tolerar desempenho insatisfatório e comportamentos inadequados. Além disso, muitos CEOs não estão investindo tempo suficiente para repensar suas empresas em meio a mudanças constantes, o que levanta preocupações sobre a viabilidade econômica a longo prazo.

Vários CEOs enfrentaram renúncias ou demissões em 2023. O mais recente deles foi Chris Licht, ex-CEO da CNN, que saiu após críticas intensas vindas de dentro e fora de sua redação. Licht seguiu Matthew Furlong, da GameStop, que saiu da empresa devido a quedas nas vendas, Jeff Shell, da NBCUniversal, que perdeu seu cargo devido a um relacionamento amoroso inadequado, e Jack Bowles, da British American Tobacco, que renunciou após violações de sanções dos EUA – o que custou uma multa de US$ 635 milhões.

Leia mais: CIOs precisam abandonar mentalidade operacional para obterem maior sucesso

Embora os salários dos CEOs continuem a aumentar nos EUA, a crescente disparidade em relação aos salários dos funcionários comuns está causando tensões. Os 100 CEOs mais bem pagos tiveram um aumento médio de 7,7% no último ano, segundo pesquisa publicada em maio pela empresa de dados Equilar. Enquanto isso, trabalhadores enfrentam desafios de alto custo de vida.

A ascensão da inteligência artificial, exemplificada pelo ChatGPT, também está forçando as empresas a considerar a automação e aprimoramento de suas equipes, impactando diretamente nas expectativas sobre esses líderes. Setores como advocacia, varejo farmacêutico e agências de emprego já mencionam o impacto da IA em suas teleconferências de resultados.

Além disso, muitos CEOs estão revertendo políticas de trabalho remoto, pedindo que os funcionários voltem ao escritório, o que não é bem recebido pelos trabalhadores.

Na quarta-feira, o Google enviou um e-mail aos seus funcionários anunciando que a presença no escritório passaria a ser um fator considerado nas avaliações de desempenho. Enquanto isso, Raul Vargas, que assumiu o cargo de CEO da Farmers Group, uma grande seguradora, em janeiro, está lidando com a saída em massa de funcionários devido à sua exigência de que eles passem três dias por semana no escritório.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*Com informações do Business Insider

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.