CIOs precisam abandonar mentalidade operacional para obterem maior sucesso

Especialistas do Gartner incentivam CIOs a adotar postura proativa, trabalhando em conjunto com CxOs para impulsionar resultados

Author Photo
9:45 am - 23 de outubro de 2023
CIOs Imagem: Shutterstock

Os CIOs ganharam destaque inesperado nos últimos anos devido à pandemia e à evolução constante da inteligência artificial (IA). Eles desempenham um papel fundamental na liderança digital, atuando como a ponte entre a tecnologia e a alta administração de empresas. No entanto, pesquisa do Gartner revela que esses líderes ainda precisam ser mais colaborativos.

Don Scheibenreif, Vice-Presidente e Analista Distinto do Gartner, disse durante o Gartner IT Symposium/Xpo em Orlando (EUA), na última segunda-feira, que uma pesquisa realizada pela consultoria revelou que 51% dos CEOs agora esperam que os CIOs liderem os esforços de IA em suas empresas. Os CEOs também estão confiando nos CIOs para orientá-los sobre como obter valor da IA generativa (GenAI), segundo Scheibenreif.

Segundo levantamento deste ano do Gartner, 55% dos CIOs abraçam uma mentalidade operacional, na qual o CIO retém a responsabilidade pela entrega digital e colabora com os CxOs como promotores das iniciativas digitais nos setores de negócios. No entanto, os líderes do Gartner destacaram a importância da colaboração estratégica e da definição de metas e objetivos para alcançar resultados nos negócios.

Leia mais: Mulheres ocupam menos de 30% dos cargos de gerência e liderança em TI, diz BCG

Afinal, somente 12% dos mais de 2.400 CIOs entrevistados foram classificados pelo Gartner como “franqueadores”, ou seja, que colaboram ativamente com seus colegas da C-suite em iniciativas digitais. A responsabilidade pela implementação é compartilhada por equipes multidisciplinares de tecnologia e negócios.

A pesquisa do Gartner destacou que, dentre as prioridades das iniciativas digitais, a cibersegurança e a segurança da informação se destacam, com 80% dos CIOs planejando aumentar os gastos nessa área. Isso supera outras categorias, como análise de dados e inteligência de negócios, que são mencionadas por 78%, e plataformas de nuvem, IA e machine learning, ambas com 73%.

Hoje em dia, líderes de negócios e outros setores têm mais independência para implantar tecnologia e os CIOs devem apoiá-los nesse processo, segundo Irving Tyler, Vice-Presidente de Pesquisa Distinto da Equipe de Pesquisa CIO do Gartner. “Precisamos (…) trabalhar como executivos ativos com outros executivos na C-suite e focar na criação de valor”, disse.

Mandi Bishop, Vice-Presidente Analista do Gartner, aponta que a IA generativa está impulsionando essa mudança, tornando inevitável o deslocamento de recursos de negócios para o setor de tecnologia. Isso significa que quase todos poderão adotar tecnologia para suas necessidades específicas.

De acordo com Janelle Hill, Analista do Gartner, a pandemia contribuiu para elevar a percepção de que os CIOs são excelentes líderes de negócios. Durante a crise, muitos CEOs contrataram novos líderes para conduzir as iniciativas digitais, mas esse modelo não funcionou, gerando conflitos entre os departamentos. Neste cenário, os CIOs demonstraram ser fundamentais para orientar as empresas durante a pandemia, o que elevou sua reputação como líderes de negócios competentes, disse ela.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

*Com informações do The Wall Street Journal

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.