CEO da OpenAI lidera coalizão global para impulsionar infraestrutura de IA

Sam Altman busca parcerias com líderes governamentais e da indústria para enfrentar desafios de suprimento de chips, energia e capacidade

Author Photo
3:00 pm - 12 de abril de 2024
Sam Altman, CEO da OpenAI Imagem: Shutterstock

O CEO da OpenAI, Sam Altman, está na liderança de uma iniciativa global destinada a fortalecer a infraestrutura essencial para o desenvolvimento da inteligência artificial (IA). Em meio à crescente demanda por chips, energia e capacidade de data center, Altman tem mantido discussões estratégicas com investidores e autoridades governamentais em diferentes partes do mundo.

Segundo fontes que pediram anonimato à Bloomberg, Altman recentemente se encontrou com líderes empresariais e governamentais nos Emirados Árabes Unidos para discutir sobre o papel do setor privado na construção de infraestruturas de IA em larga escala. Além da produção de chips, a iniciativa de Altman também aborda a necessidade de recursos adicionais, como energia renovável e capacidade de data center.

Leia mais: Nova tecnologia da OpenAI promete clonagem de voz em segundos

Os esforços de Altman não se limitam apenas ao Oriente Médio. O executivo está empenhado em angariar bilhões de dólares de investidores ao redor do mundo para um projeto de produção de chips. A intenção é utilizar esses recursos para criar uma série de fábricas dedicadas à fabricação de semicondutores, de acordo com a Bloomberg.

“Como já foi relatado, a OpenAI está tendo conversas em andamento sobre o aumento da infraestrutura global e das cadeias de abastecimento para chips, energia e data centers”, disse um porta-voz da OpenAI em um comunicado. “Esperamos compartilhar mais detalhes em uma data posterior”.

A empresa reconhece o enorme desafio que representa a demanda por energia para impulsionar os sistemas de IA, segundo uma fonte próxima à empresa. Altman já destacou a necessidade de uma grande inovação energética para sustentar essa tecnologia intensiva em energia. Ele sugeriu que fontes de energia mais acessíveis, como a energia solar, ou até mesmo avanços na fusão nuclear, poderiam ser catalisadores para o progresso contínuo da IA.

No entanto, esse impulso por investimentos estrangeiros também está sujeito a escrutínio, especialmente do Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos. Preocupações sobre laços com a China têm levado a um olhar mais atento sobre potenciais investidores, como a empresa de IA de Abu Dhabi, G42.

Altman já se reuniu com a Embaixadora dos EUA nos Emirados Árabes Unidos, Martina Strong, e com a Secretária de Comércio, Gina Raimondo. Ele agora planeja encontros em Washington com membros do Capitólio, da segurança nacional e da inteligência dos EUA.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.