Kevin Mayer decide abandonar o cargo de CEO do TikTok

Demissão foi anunciada em meio à polêmica entre a companhia chinesa e a administração dos Estados Unidos

Author Photo
5:22 pm - 28 de agosto de 2020
Kevin Mayer TikTok Minsk, Belarus - November 06, 2019 - Tik Tok app launching on phone in hand. Close-up view. Musically social media application.

Como se já não tivesse que lidar com problemas suficientes com o presidente dos Estados Unidos, agora o TikTok terá que achar um novo CEO. Kevin Mayer anunciou sua saída do TikTok, apenas três meses após assumir o cargo, nesta quinta-feira (28). O executivo deixou a Disney para assumir a principal liderança global do aplicativo que virou mania e foi o aplicativo mais baixado do primeiro semestre de 2020.

No mês passado, Mayer havia disparado contra Mark Zuckerberg, acusando o cofundador e CEO do Facebook de influenciar as decisões políticas contra o TikTok. A decisão já foi comunicada aos funcionários do TikTok e também da ByteDance, empresa chinesa que é dona da rede social. Interinamente, a marca deve ser liderada por sua gerente geral, Vanessa Pappas.

“Nas semanas recentes, o ambiente político mudou drasticamente, eu refleti a respeito das mudanças estruturais exigidas da empresa, e o significado disso para o papel global para o qual me candidatei. Nesse contexto, e aguardando por uma solução em breve, é com o coração pesado que eu comunico que decidi deixar a empresa”, afirma Mayer, em comunicado aos funcionários.

Kevin Mayer e as dificuldades do TikTok

De acordo com fontes ouvidas pelo jornal Financial Times, o executivo não planejava se envolver em mais um capítulo da briga política e comercial entre China e Estados Unidos. Trump acredita que a companhia espiona os norte-americanos e teria laços com o regime de Pequim.

Assim, é possível imaginar que a decisão de deixar a empresa tenha toda ligação com o contexto político. Por outro lado, Mayer abre mão da liderança de uma marca global em franca expansão e ainda longe de atingir seu potencial total.

O momento não é dos melhores, já que a companhia está sendo pressionada a vender suas operações nos Estados Unidos sob o risco de ser banida do país. Além disso, Oracle, Microsoft e Walmart já se mostraram interessados na aquisição das operações da rede social que é febre entre os jovens.

Em uma carta separada aos funcionários, o fundador e CEO da ByteDance, Zhang Yiming, afirma que compreende as razões do CEO do TikTok. Por outro lado, Zhang afirma que a companhia está “se movimentando para encontrar soluções para os problemas enfrentados globalmente, em especial nos EUA e na Índia”.

Acompanhe outros capítulos da briga TikTok x EUA:

Oracle pode estar na corrida para comprar o TikTok

Microsoft discute aquisição do TikTok nos EUA

Em mais um capítulo da briga comercial, Trump proíbe TikTok e WeChat

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.