Celular Seguro: governo lançará sistema para bloquear celular roubado de forma rápida
Lançamento do serviço “Celular Seguro” deve acontecer nesta terça-feira (19)
O bloqueio de celular roubado ou furtado deve se tornar uma tarefa mais simples em breve. Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), anunciou, neste sábado (16), que o governo deverá lançar um novo sistema para bloqueio rápido de dispositivos.
O anúncio foi feito pelo seu perfil no X (ex-Twitter). Segundo Cappelli, a iniciativa deverá ser chamada de “Celular Seguro” e deve ser lançada na próxima terça-feira (19).
“Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, escreveu o representante da pasta.
Leia também: Empresas maduras em Zero Trust reduzem em duas vezes o risco de ciberataques
A iniciativa deve assumir a forma de um aplicativo e um site nos quais o usuário poderá cadastrar previamente seu celular. Em caso de furto ou roubo, será possível empregar as plataformas para bloqueio do aparelho.
Para instrumentalizar a solução, o ministério estabeleceu parcerias com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ABR Telecom, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de julho deste ano, mostram que o país teve um crescimento de 16,6% de furtos e roubos celulares em um ano. Foram 999,2 mil ocorrências no ano passado, com uma média de 114 celulares roubados por hora no Brasil.
*Com informações de Folha de S.Paulo
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!