Casas terão mais de 500 dispositivos inteligentes até 2022

Author Photo
6:09 pm - 18 de setembro de 2014
Casas terão mais de 500 dispositivos inteligentes até 2022
A internet das coisas já começa a fazer parte do cotidiano das pessoas. Até 2022, estima o Gartner, as casas contarão com mais de 500 dispositivos inteligentes. Segundo o instituto de pesquisas, as residências irão passar por grandes transformações na próxima década e, em razão da adoção de novas tecnologias, oferecerão oportunidades de negócios digitais inovadores para empresas que adaptarem seus produtos e serviços.

Nick Jones, vice-presidente e analista do Gartner, indica que os dispositivos mais sofisticados incluirão funções de sensoriamento e controle remoto. Raramente os preços serão um fator inibidor, acredita, pois o custo da Internet das Coisas (IoT), que viabiliza ‘coisas’ de consumo, irá se aproximar de US$ 1 a longo prazo.

As categorias de produtos domésticos inteligentes variam de mídia e entretenimento, como consoles e TVs, até eletrodomésticos, como fogões e máquinas de lavar, além de tecnologias de transportes, segurança, controles ambientais, equipamentos para saúde e ginástica.

Para o Gartner, a tecnologia sem fio será o alicerce-chave das casas inteligentes e a maioria dos dispositivos será conectada dessa forma, embora nenhuma tecnologia em especial seja predominante. O Gartner prevê que Wi-Fi, Bluetooth, ZigBee, celulares e várias tecnologias de rede sem fio terão espaço na ‘casa inteligente’. Portanto, é provável que uma série de gateways e adaptadores sejam necessários para fazer a ponte entre padrões e protocolos diferentes. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.