Carros autônomos: Ford investirá US$ 1 bilhão na Argo AI

Author Photo
2:00 pm - 13 de fevereiro de 2017

O investimento será de US$1 bilhão será distribuído nos próximos cinco anos na Argo AI, empresa de inteligência artificial. O objetivo é criar um sistema de direção virtual para o veículo autônomo da Ford, que será lançado em 2021, com potencial licenciamento para outras empresas.

A Argo AI, no momento, reúne alguns dos especialistas em robótica e engenheiros mais experientes em veículos autônomos, dentro e fora da Ford. A equipe de especialistas em robótica e inteligência artificial é liderada pelos fundadores da Argo AI, Bryan Salesky, presidente da empresa, e Peter Rander, chefe de Operações.

Ambos são ex-alunos do Centro Nacional de Engenharia Robótica da Carnegie Mellon e ex-líderes das equipes de carros autônomos do Google e do Uber, respectivamente.

Mark Fields, presidente da Ford, diz que a próxima década será definida pela automação do automóvel e os veículos autônomos terão um impacto tão significativo na sociedade como a linha de montagem da Ford teve há 100 anos.

“Com a expansão da Ford como empresa de automóveis e mobilidade, acreditamos que o investimento na Argo AI criará um valor significativo para nossos acionistas, fortalecendo a liderança da Ford para o lançamento de veículos autônomos no mercado no curto prazo e criando tecnologia que poderá ser licenciada para outros no futuro”, acrescenta o executivo.

Avanço com robótica

Será a junção de duas competências importantes para a inovação: a equipe que desenvolve o sistema de direção virtual da Ford – o software de aprendizado de máquina que atua como o cérebro dos veículos autônomos – e a experiência em robótica da Argo AI. Essa parceria, segundo a montadora, vai contribuir para o desenvolvimento do sistema de direção virtual dos carros autônomos de nível SAE 4 da Ford.

A Ford continuará a liderar o desenvolvimento do hardware da sua plataforma de veículo autônomo e também a integração de sistemas, fabricação, design externo e interno e gestão de política regulatória.

“Estamos em um ponto de inflexão no uso da inteligência artificial em uma ampla gama de aplicações e a implementação bem-sucedida de carros autônomos vai mudar fundamentalmente como as pessoas e produtos são transportados”, diz Salesky.

A parceria reforça o plano da Ford de lançar um veículo totalmente autônomo, de nível SAE 4, para aplicação comercial em serviços de mobilidade em 2021.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.