Câmeras de segurança são prioridade para brasileiros em casas inteligentes

Segundo levantamento da Imovelweb, câmeras se mostraram mais populares que Smart TVs na hora de prioridade itens inteligentes

Author Photo
10:13 am - 01 de dezembro de 2022
Imagem: Shutterstock

Quando o brasileiro pensa em casa inteligente, a segurança aparece como item prioritário. Segundo pesquisa feita pela Imovelweb, as câmeras de segurança se mostraram um dos itens mais relevantes na hora de investir em sistemas inteligentes. O levantamento contou com as respostas de 762 brasileiros e mostrou também que cerca de metade dos entrevistados (49,48%) ainda afirmam desconhecer o tema “casas inteligentes”.

Quando questionados qual item comprariam se pudessem escolher apenas um dispositivo inteligente para suas casas, a grande maioria (71,74%) disse que investiria em câmeras de segurança — à frente, inclusive, das Smart TVs, que aparece como prioridade para 55,23% dos brasileiros. As luzes inteligentes (64,77%) e fechaduras eletrônicas (64%) também se mostraram populares.

Entre os outros itens levantados pelo estudo estão: climatizadores (51,74%); eletrodomésticos de limpeza automáticos (44,22%); eletrodomésticos de cozinha automáticos (40,92%); assistente de voz (32,48%), temporizadores (26,24%); espelhos (18,90%); e autofalante inteligente (17,80%).

Leia também: Polícia de São Francisco terá licença para o uso de robôs letais

Entre aqueles que já possuem algum dos sistemas inteligentes, Smart TV é a primeira entre os dispositivos. No entanto, 31% dizem não ter nenhum dispositivo inteligente dentro de casa.

“Ainda que boa parte dos brasileiros desconheçam o conceito de ‘casas inteligentes’, ele vem ganhando peso no mercado. Com os resultados dessa pesquisa pudemos ver o quanto a tecnologia dentro de casa é bem-vinda pela população, trazendo uma oportunidade para o mercado imobiliário”, afirma Angelica Quintela, gerente de marketing do Imovelweb.

Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), o uso de dispositivos de Internet das Coisas para casas inteligentes deve crescer 20% até 2023. Um dos sinais dessa perspectiva se revela no fato de que mais de 43% dos brasileiros afirmaram considerar uma casa inteligente em sua próxima mudança e 31% afirmar que buscariam casas ou construções que venham com sistemas inteligentes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.