Maioria dos líderes C-Level veem ROI positivo na adoção da nuvem

Organizações também encaram a nuvem como canal para impulsionar a sustentabilidade e a automação

Author Photo
11:30 am - 29 de novembro de 2023
C-levels, nuvem, PMEs Imagem: Shutterstock

Um novo estudo global conduzido pela MIT Technology Review Insights, em parceria com a Infosys Cobalt, relaciona a capacidade da nuvem de impactar os resultados financeiros das companhias, acelerando a transformação digital, além de contribuir com metas de sustentabilidade. As conclusões do estudo “2023 Global Cloud Ecosystem” se baseiam em entrevistas com 400 executivos C-Level, assim como pesquisas e análises secundárias aprofundadas, junto com entrevistas com especialistas globais na economia da nuvem.

Leia mais: Gastos globais com nuvem pública chegarão a US$ 679 bi em 2024

A maioria dos entrevistados (82%) afirma estar monitorando atualmente o ROI da nuvem e 66% já relatam um retorno sobre o investimento positivo sobre a adoção da nuvem. “À medida que o investimento na nuvem se prepara para comandar uma quantidade significativa de gastos globais com infraestrutura de TI em 2023, a interação dinâmica entre flexibilidade, eficiência e produtividade torna-se clara”, afirma Laurel Ruma, diretora editorial global, MIT Technology Review Insights.

Para Anant Adya, vice-presidente executivo e chefe de oferta de serviços da Infosys, o estudo reforça que a nuvem tem uma clara capacidade de impactar os resultados financeiros. “As organizações em todo o mundo estão comprometidas com estratégias de desenvolvimento de tecnologia de última geração que são alimentadas pela nuvem”, acrescenta.

Segurança, sustentabilidade e governança

 

O estudo também observou que as organizações centradas na nuvem esperam uma governança de dados forte (mas nem sempre conseguem). “Uma forte proteção e governança da privacidade de dados é essencial para acelerar a adoção da nuvem. As percepções sobre a soberania dos dados e os quadros de privacidade nacionais variam, destacando a falta de normas globais”, indica o relatório.

A maioria dos entrevistados recusou-se a dizer que os seus países são líderes nesse espaço, mas mais de dois terços afirmam que acompanham o ritmo.

Já os ativos de nuvem pública e híbrida levantam preocupações de segurança cibernética. No entanto, a nuvem se mostra necessária para aumentar a IA e a automação. Devido ao risco associado à IA, o paradigma do utilizador de zero-trust ganhou ampla aceitação em todos os setores, de acordo com a pesquisa.

A nuvem também tem sido encarada pelos executivos como um habilitador da sustentabilidade entre as empresas. A principal função da nuvem – aumentar os recursos de computação – é um facilitador essencial para questões de conformidade, como segurança, privacidade e meio ambiente, social e governança (ESG). 54% dos entrevistados afirmam usar ferramentas em nuvem para relatórios e conformidade ESG, e 51% usam a nuvem para melhorar a diversidade, a equidade e a conformidade com a inclusão.

“As conclusões do relatório ‘2023 Global Cloud Ecosystem’, que criamos com o MIT Technology Review Insights, nos dão uma visão global de como os decisores tecnológicos estão aproveitando os recursos da nuvem para crescer e transformar suas operações”, finaliza Adya.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.