ByteDance: dona do TikTok avança na corrida da IA generativa

Plataforma de desenvolvimento de chatbot personalizado da ByteDance deve ser lançada até o final do mês

Author Photo
5:00 pm - 04 de dezembro de 2023
ByteDance Imagem: Shutterstock

Em meio a uma competição acirrada, que teve início com o lançamento do ChatGPT no ano passado, a ByteDance, empresa chinesa por trás do TikTok, está desenvolvendo uma plataforma aberta que permitirá aos usuários criar seus próprios chatbots. Essa iniciativa está alinhada à estratégia da ByteDance em explorar novos produtos de IA generativa e integrá-los aos já existentes, de acordo com fontes familiarizadas com a empresa.

A movimentação da ByteDance reflete um crescimento significativo nesse setor, marcado pelo sucesso do ChatGPT, que desencadeou uma demanda explosiva por produtos e serviços de IA generativa. Como observado em um memorando interno da empresa chinesa, do qual o jornal South China Morning Post teve acesso, a visão estratégica da ByteDance é “explorar novos produtos de IA generativa e como eles podem se integrar aos existentes”.

O memorando diz ainda que a “plataforma de desenvolvimento de bots” será lançada até o final do mês como uma versão beta pública, segundo o Post.

Leia mais: Não se esqueçam da IA tradicional, alerta o CTO da AWS

Além do desenvolvimento de uma plataforma de chatbots, a ByteDance também está investindo na criação de um gerador de texto para imagem, mostrando uma abordagem ampla no desenvolvimento de diferentes aplicativos baseados em IA, de acordo com uma fonte familiarizada com o assunto.

Essa movimentação é parte de uma competição mais ampla no mercado chinês, onde gigantes como Baidu e Alibaba também estão apostando pesado para ofertar grandes modelos de linguagem (LLMs) como serviço, assim como as gigantes de tecnologia norte-americanas Microsoft, dona de 49% da OpenAI, e Google.

De acordo com o Post, até o momento, a OpenAI ainda não ofereceu seus serviços na China continental ou em Hong Kong, e outras empresas com produtos similares seguiram essa mesma abordagem, como a Google com seu chatbot Bard. Enquanto isso, a Microsoft tem promovido seu Copilot, baseado na tecnologia GPT, em toda a Ásia, incluindo Hong Kong.

*Com informações do South China Morning Post

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.