Mesmo após layoffs, brasileiros ainda sonham em trabalhar com TI

Estudo da Cubos Academy aponta que mercado é visto como promissor financeiramente. Trabalho remoto é considerado diferencial

Author Photo
10:53 am - 10 de agosto de 2023
mulher, trabalhadora, trabalho, profissional, trabalhar com TI, transparência salarial Imagem: Shutterstock

Brasileiros entre 25 e 30 anos miram o setor de tecnologia para começar ou ainda migrar de carreira. Uma pesquisa da edtech Cubos Academy revelou que quase 98% dos respondentes afirmam estar interessados em trabalhar com TI e nas oportunidades que o setor oferece.

Além disso, 94,5% dos participantes consideram migrar de carreira com o objetivo de atuar na área de TI. As boas perspectivas com o mercado de tecnologia se dão mesmo após uma onda de demissões em empresas de tecnologia.

“Em 2020 vivenciamos o ‘boom’ do setor. Muitas vagas abertas, salários enormes e uma procura massiva por novos profissionais. Atualmente, podemos dizer que o mercado de TI está mais equilibrado”, ressalta José Messias Júnior, CEO da Cubos Academy.

Entretanto, Messias indica que mesmo com os desafios econômicos, layoffs e condutas empresariais mais conservadores, a área segue sendo uma das melhores para se ingressar. “É bem interessante notarmos que a maioria dos participantes da pesquisa seguem se interessando por TI e buscando especializações para garantir uma oportunidade’’, acrescenta.

Leia ainda: Bruna Zamith revela como é ser cientista de dados na Amazon

Dos entrevistados, 42% possuem ensino superior completo, enquanto 34% possuem mais de seis anos de experiência e renda mensal de até R$ 1.800 (34%). Os números apontam um cenário que diverge do perfil dos profissionais de TI.

“Quando analisamos esses recortes de idade, educação, experiência e renda, podemos notar o quão desproporcional a realidade dessas pessoas está, se comparado com a área de TI. A maioria dos respondentes tem mais de seis anos de experiência na área em que atuam, nível superior completo e ainda assim a renda da maioria não passa de R$ 1.800. Não é incomum encontrarmos estagiários de TI que ganham até mais do que isso’’, diz Messias.

Os brasileiros que buscam migrar para tecnologia também acreditam que a carreira em TI é mais atrativa pela flexibilidade e possibilidade de trabalhar remotamente. Muitos também têm interesse por desenvolver as atividades da área e estar inserido no cenário de inovação nacional (23,8%) e por último, o retorno financeiro e fácil colocação no mercado (14,6%) são outros atrativos.

“Esses dados reforçam um movimento geracional que está sendo percebido em todos os setores. A maioria dos participantes da pesquisa são da geração Z. Esse grupo de pessoas tende a valorizar a flexibilidade e se relacionar com o trabalho de forma diferente das gerações anteriores. Se antes, um bom salário já bastava para atrair os millennials, agora, a geração Z fez um ‘upgrade’ nos aspectos relacionais do trabalho’’, diz Rafaela Assis, head de carreira e RH da Cubos Academy.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.