Bovitrato adota low code para agilizar gestão de gado

Atualização do software agora permite controlar e automatizar a alimentação dos animais

Author Photo
3:31 pm - 12 de julho de 2023
Low code Imagem: Shutterstock

A Bovitrato, empresa de software de gestão de confinamento de gado, adotou a tecnologia low code para atualizar os recursos de sua ferramenta. Utilizando a plataforma low code da GeneXus, empresa pertencente à Globant, a Bovitrato adicionou novos módulos em sua solução. Agora, é possível controlar e automatizar a alimentação dos animais durante as fases de cria e recria, além de fazer a rastreabilidade.

Na prática, o usuário da Bovitrato agora consegue fazer a gestão de custos e automatizar toda a cadeia de trato do gado. Esse processo envolve desde a fase de cria até a etapa de confinamento ou engorda. Por meio da solução, o zootecnista consegue determinar e parametrizar o plano de nutrição no software. Já a balança, embarcada nos misturadores, seleciona os ingredientes necessários e prepara a dieta, que pode ser individual ou direcionada a lotes de gado.

Segundo a empresa, seu sistema consegue garantir a completa automatização dessas etapas por estar interligado a um módulo de pesagem sem fio (MPSF) que se conecta às células de carga dos equipamentos, enviando leituras das pesagens para o aplicativo. Este, por sua vez, registra e gerencia os dados do carregamento.

Essa automação nas etapas consegue otimizar os cuidados com o gado, já que apenas um zootecnista é necessário para montar a dieta dos animais, juntamente com um profissional responsável por conduzir o caminhão e levar aos currais. Segundo a Bovitrato, isso resulta em uma redução de 5 a 10% na mão de obra e de 0,6 % de economia de insumos gastos durante os processos de alimentação, já que o peso distribuído é mais próximo do planejado. “Na prática, essa automação representa uma economia de, aproximadamente, R$ 60 mil para uma fazenda que confina 9 mil cabeças de gado por ciclo”, explica a empresa.

Além da automação e controle do trato através de integração nativa entre hardware e software, o Bovitrato conta com controle sanitário, manejo de cocho e animal, controle da fábrica de ração, gestão dos custos e análise de resultados com a venda.

Low code na prática

Para a sócia-proprietária da Bovitrato, Marcela Coutinho, o mercado da pecuária no Brasil ainda apresenta um atraso significativo em termos de digitalização, uma vez que a maioria dos processos é conduzida manualmente. “Com o objetivo de contribuir para a modernização do setor, decidimos atualizar nossa plataforma e permitir a automação e digitalização de outros processos no trato do gado”, explica.

Segundo a empresária, atualmente 60 produtores fazem uso da aplicação, que pode ser comercializada em módulos a depender da necessidade do usuário. A meta é dobrar a quantidade de adeptos ao sistema em até um ano.

“A automação do trato bovino com Low code traz ganho de produtividade e independência na atualização tecnológica. Nesse sentido, a GeneXus permite a mudança constante da plataforma, garantindo que o mercado e o setor pecuário possam evoluir e atender com eficiência as necessidades dos produtores rurais”, completa o country manager da GeneXus no Brasil, Portugal e Cabo Verde, Ricardo Recchi.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.