BMW acelera estratégia de Internet das Coisas com carro conectado

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2:53 pm - 26 de novembro de 2014
BMW acelera estratégia de Internet das Coisas com carro conectado
A fabricante alemã de automóveis de luxo BMW faz parte da lista de empresas que lidera estratégias para a Internet das Coisas. Recentemente, a companhia começou a implementar medidas para conectar dispositivos móveis com carros para torná-los mais inteligentes e em linha com a exigência do mercado que demanda veículos tecnologicamente sofisticados.

As primeiras iniciativas em torno do tema surgiram há quatro anos, quando a BMW lançou uma Application Programming Interface (API) chamada My BMW, que ajudava proprietários dos veículos da marca a encontrar o carro em um estacionamento. Contudo, conforme explicou Mike Neuenschwander, CEO da iC Consult, durante o IT Forum Expo/Black Hat 2014, a solução era bastante básica e proprietária.

De lá para cá, a empresa evoluiu sua estratégia na área e a nova linha elétrica da marca produzida em 2014 já conta com requisitos para conectar o carro à web. Neuenschwande, que participou do projeto, relata que, hoje, a solução usada pela BMW é aberta e multiplataforma, diferentemente da tecnologia anterior, garantindo desenvolvimento mais rápido e maior segurança.

Como funciona? Por meio de um aplicativo da BMW no dispositivo móvel, o usuário faz login no sistema e pode conectá-lo ao carro. O executivo garante que o sistema de segurança é um diferencial, já que ao realizar login, é preciso validar a credencial. O gateway que recebe a informação gera um token de acesso enviado ao dispositivo móvel, que então permite a entrada no app. “A senha não está armazenada no aparelho e não pode ser hackeada”, explica. 

Entre as funções disponíveis por meio da conexão do carro com o aplicativo estão dados do perfil do condutor do veículo, lugares próximos para recarga do carro, já que ele é elétrico, e qual o tempo total consumido na direção até que a bateria acabe. “Trata-se de um verdadeiro controle remoto”, pontua. 

De acordo com ele, o carro está cada vez mais se transformando em uma plataforma web e por isso a tendência é que APIs sejam usadas para embarcar recursos diretamente no automóvel. 

Em setembro deste ano, a BMW afirmou que trará para o Brasil em 2015 a nova versão de sua tecnologia ConnectedDrive. Como parte do novo sistema, os veículos BMW i3 e i8 serão equipados de fábrica com um SIM Card, que manterá o veículo conectado à internet, sem a necessidade de pareamento com o dispositivo móvel do motorista.

Segundo a BMW, a geração anterior da tecnologia do BMW ConnectedDrive já estava presente desde o início de 2014 nos modelos da linha BMW i (i3 e i8), veículos ligados à rede e recém-lançados no mercado nacional. Os serviços BMW ConnectedDrive foram projetados especificamente para a BMW i e estão focados nas áreas de navegação e gestão de energia. Por exemplo, o Assistente de Autonomia é responsável tanto pelo planejamento da rota como pelo trajeto durante as viagens já em curso.

Neuenschwande não abre números sobre os carros comercializados com o ConnectedDrive, mas, de acordo com informações contidas no site da BMW, desde dezembro de 2013, a marca já comercializou mais de 6 mil modelos elétricos na Europa, nos EUA e no Japão. Não há ainda informações sobre o Brasil.

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