Bill Gates discorda da Apple: FBI não quer criar backdoors

Author Photo
1:00 pm - 24 de fevereiro de 2016
Na última semana, a internet foi tomada pela briga de Tim Cook, CEO da Apple, e o FBI. O motivo foi que o líder da empresa de Cupertino não quis colaborar no caso do atirador de San Bernardino, no qual a empresa foi solicitada a desbloquear o iPhone do suspeito. Para isso, seria preciso criar um backdoor – basicamente uma porta pela qual os agentes da lei poderiam entrar no dispositivo e verificar as informações – quaisquer que sejam. Mas, para Gates, a situação não é bem essa. 
Em entrevista ao Financial Times, o executivo afirmou acreditar que o que o FBI quer é apenas o acesso a uma única conta – e não a criação de um software que possa ser mal utilizado por cibercriminosos para burlar o sistema como um todo. 
“Ninguém está falando de um backdoor, então essa não é a pergunta correta. Esse é um caso específico em que o governo está solicitando informações. Eles não estão pedindo uma coisa geral, estão pedindo para um caso específico”, afirmou.
Para ele, o mesmo acontece quando a justiça solicita a quebra de sigilo de contas bancárias ou de chamadas telefônicas de suspeitos. “A Apple tem acesso à informação e ela está apenas se recusando a fornecê-la”, observou. “Quando um banco é solicitado a entregar informações sobre uma pessoa, eles estão admitindo que podem fazer isso com muitas outras. Eles [a Apple] estão esperando pela alta corte para esclarecer o que devem fazer”, afirmou Gates.
Embora pareça ser contra a empresa de Steve Jobs, o fundador da Microsoft ressalta que isso não quer dizer que ele está a favor do FBI. Ele acredita apenas que a população e os tribunais precisam decidir quanto poder a agência deveria ter.
“Acredito que, com as garantias adequadas, há casos em que o governo pode agir em nosso nome, como parar o terrorismo, coisas que podem piorar no futuro. Mas, para dar o outro lado – claramente o governo historicamente coletou informações e as usou de maneiras que não esperávamos“, contou à Bloomberg. “Acredito que há salvaguardas com as quais o governo não precisa ser completamente cego.”

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.