Wanderley Baccala: ‘O BBB é um impulsionador de tecnologia dentro da Globo’

Reality show investe em Inteligência Artificial para melhorar experiência do telespectador

Author Photo
8:40 am - 21 de março de 2024
As tecnologias do BBB 2024 As tecnologias do BBB 2024 Foto: Globo/Manoella Mello

Todo início de ano, o Big Brother Brasil (BBB) é um dos assuntos mais comentados e, para continuar no topo, a Globo aposta não só em personagens e narrativas, mas em tecnologia. Em entrevista ao IT Forum, Wanderley Baccala, diretor executivo do Hub Digital da Rede Globo, destaca a complexidade de falar sobre o BBB.

“Nós começamos com o desafio de olhar o nosso consumidor. Onde esse consumidor olhará esse serviço? O que é legal para ele? Como ele se sentirá ao ter um acesso exclusivo? Começamos por aí. Para isso, colocamos no GloboPlay uma jornada de consumo integrada”, resume o executivo.

Daniel Monteiro, head de Desenvolvimento de Produto & Tecnologia do Globoplay, concorda ao dizer que, por ser um programa com muito audiência, é um lugar muito bom para inovações de tecnologia. Em contrapartida, é um programa que exige muita robustez e confiabilidade. Por isso, é preciso balancear a inovação com o risco.

Para Baccala, o BBB e grandes eventos, como a Copa do Mundo, as Eleições, o Rock in Rio e outros, ajudam a levar novas tecnologias e inovações. “Tudo o que a gente traz, o conjunto de componentes tecnológicos, passam a ser usados no dia a dia. Temos uma preocupação de criar ativos de tecnologia que deixem um legado. O BBB é um impulsionador de tecnologia dentro da Globo.”

Leia mais: Exclusiva: Globo irá adotar recursos de IA e realidade aumentada em seus telejornais

Entretanto, o BBB também traz desafios tecnológicos que não são encontrados em outros lugares. A migração da TV aberta para Internet, por exemplo. Ou o número de votos, uma vez que o programa brasileiro tem o maior volume de votos no mundo. Por isso, a equipe de tecnologia está em constante atenção.

“O BBB traz tantos desafios para os nossos talentos, tantas novas tecnologias, tanta inovação que temos que fazer de forma ágil, que é como se fosse um playground para os talentos de tecnologia aprenderem. Quem consegue trabalhar em um ambiente assim tem uma das maiores curvas de aprendizado que eu já vi”, comemora Baccala.

Câmera com Inteligência Artificial

Uma das grandes novidades do BBB 2024 é o uso da Inteligência Artificial para acompanhar o líder da semana, com a câmera ‘Segue o Líder’. A ferramenta faz um mapeamento ininterrupto de todos os passos da liderança pela casa e é capaz de realizar cortes automáticos, auxiliando a direção do programa no desenvolvimento de narrativas ainda mais relevantes.

Por trás das câmeras, o investimento em infraestrutura promove evoluções técnicas e operacionais, como a criação de um ambiente próprio de controle e de dados dedicado ao BBB capaz de receber um maior fluxo de informação em áudio e vídeo, potencializando o tráfego de dados em rede. Testes com câmeras utilizando transmissão 5G permitirão no futuro escalar soluções e reduzir o uso de cabeamento na casa, tornando a experiência dos participantes ainda mais privativa.

Segundo Monteiro, todo o conceito começou a ser desenvolvido um ano antes. “Nós vamos testando e prototipando muito antes. Precisamos ter assertividade no treinamento e a experiência para o usuário na troca da câmera precisava ser muito natural. Nós ficamos experimentando por muito tempo antes do programa.”

Baccala complementa dizendo que é bastante interessante pensar com antecedência e, ao mesmo tempo, desconhecer como será a dinâmica do programa. “Muita coisa vai aparecendo no meio do caminho e o processo tem que ser ágil e adaptativo.”

BBB e um novo esquema de votos

Pela primeira vez, o Big Brother Brasil separou o peso de votação em duas: 50% para votos individuais (de acordo com o CPF de cada usuário) e 50% dos votos para torcidas (sem limites de votos por pessoa). Marcos Petry, gerente sênior de Produtos e Engenharia, Publishing e Desenvolvimento de Plataformas da Globo, explica que a demanda aconteceu alguns meses antes e que o voto único trouxe novas necessidades.

“Isso muda consideravelmente tecnologicamente para nós. Tem o próprio processo de votação. E temos um controle bem rígido de garantia de quem que vota. Ou seja, se é uma pessoa real, pois sempre tem um desafio de pessoas tentando automatizar a votação. E agora também precisamos ter certeza de que é uma pessoa ativa. Para isso, tem um controle de validação de cadastro que adicionamos”, comenta Petry.

Além disso, diz Baccala, há uma estratégia de cada vez conhecer mais o consumidor que está na jornada. “Esse conhecimento nos ajuda a oferecer produtos e serviços mais personalizados, mais alinhados. Essa votação está inserida na nossa jornada de conhecimento do consumidor de oferta personalizada de serviço.”

O diretor do Hub Digital explica que, para o controle de votos individuais, foram inseridas variáveis, como o CPF e o telefone válido, o que demanda um ambiente com mais quantidade de informações do cliente. Entretanto, do ponto de vista de segurança, Baccala frisa que são os mesmos padrões anteriores.

“Apesar do enorme volume de votos, temos a tranquilidade de que isso não diminui a nossa performance. Em uma votação de 20 milhões de votos ou de 200 milhões de votos, o nível de atendimento permanece o mesmo”, frisa Petry.

Globoplay repaginado

Os acessos ao Globoplay também mudam durante o BBB. Monteiro cita as segundas-feiras, quando há o quadro Sincerão. É um dos dias em que mais telespectadores migram da TV aberta para o streaming. “Os usuários migram massivamente e, em termos de TI, isso é quase um ataque hacker. É um efeito rajado. Nós precisamos ter uma estrutura que suporte esse efeito em questão de segundos.”

“Há um trabalho bem grande de previsão de consumo. O BBB, quando entramos no ciclo de abertura de paredão e votação, conseguimos entender como é o comportamento de um voto ou do streaming. E conforme a votação fica quente ou não, conseguimos antever se vai ser um recorde, se vai para outro patamar. Isso nos ajuda a colocar mais máquina e a fazer ações preventivas para o usuário”, exemplifica Petry.

A Globo também quis ter mais interatividade e, por isso, criou um painel interativo no streaming para que o usuário possa ver os participantes, ver quantas estalecas cada um tem, o queridômetro e passou a oferecer vídeos complementares para melhorar a experiência.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Laura Martins

Editora do IT Forum. Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.