Banco Pan: mudança de posicionamento torna a instituição digital

Em entrevista, Leandro Marçal, diretor de tecnologia e operações da empresa, conta detalhes de jornada nos últimos anos

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3:45 pm - 06 de setembro de 2022
Leandro Marçal, diretor de tecnologia e operações do Banco Pan Leandro Marçal, diretor de tecnologia e operações do Banco Pan

Nos últimos anos, o Banco Pan passou por uma revolução digital: de uma operação física para uma digital. A primeira estrela desse processo nasceu em 2019, com todo o processo de digitalização de ciclos de propostas que, antes, eram feitos analogicamente e em papel.

“Nesse momento, não tínhamos nem o banco digital (nossa conta digital) ou o nosso aplicativo. Foi em 2019 que começamos a desenvolver a conta digital. Em nove meses a lançamos e oferecemos a conta digital com cartão de crédito, meios de pagamento, empréstimo pessoal, seguros, Saúde Pan, entre outros produtos”, comentou, em entrevista ao IT Forum, Leandro Marçal, diretor de tecnologia e operações do Banco Pan.

Para o processo acontecer, a instituição financeira montou uma área de negócios separada e um time de tecnologia que funciona quase como uma startup. Em 2020, o banco focou em melhorias e correções e não investiu tanto na aquisição de clientes. A transformação ocorreu no ano passado, com a mudança de posicionamento em tecnologia dentro de casa e para o mercado.

“A gente mais do que dobrou o time de tecnologia e trouxemos pessoas com um perfil mais técnico, mais próximo do que fintechs praticam. A gente teve que seniorizar algumas cadeiras e essa transformação veio acompanhada de um crescimento muito forte de clientes. Também investimentos muito para a aquisição de clientes para a conta digital”, comenta Leandro.

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Nesse novo momento, o banco fechou quatro pilares: pessoas, disponibilidade, governança e tecnologia. Para o primeiro, foi criado um plano de crescimento com uma jornada de criação de cultura tecnológica. “Fizemos, por exemplo, uma parceria com a Alura e todos os colaboradores têm acesso aos cursos e criamos, também, momentos de troca de experiências”, diz o diretor.

O eixo de Disponibilidade faz parte de toda a trajetória dos últimos anos. Com a estratégia de forte crescimento de base e engajamento de clientes – só é possível alcançar os objetivos se houver disponibilidade. Como ordem de grandeza, em 2021 o Banco Pan fazia cerca de 1 milhão de transições de Pix por mês. Hoje já são cerca de 29 milhões.

Toda a mudança vem com um investimento. De 2020 para 2021, o Banco Pan cresceu seu investimento em aproximadamente 40%. Entre 2021 e 2022, já há incremento de 10% contando apenas tecnologia.

“Apesar de parecer um crescimento pequeno, nós fizemos uma reorganização de contas aqui dentro. Por exemplo: tínhamos 35 parceiros quando eu cheguei [em 2021], com umas 200 pessoas alocadas. A gente consolidou esse número para quatro parceiros. A gente queria parcerias estratégicas, exigimos as melhores pessoas e ganhamos em escala”, frisa Leandro.

Faz parte do projeto, ainda, a migração de aplicações para a nuvem. O Banco Pan conta com a AWS como parceiro, mas, Leandro alerta que não estão fazendo uma jornada como uma “corrida maluca”. “Estamos entendendo por que vamos, o que ganharemos com isso. Estamos, nesse momento, fazendo um piloto com cinco plataformas. Acabamos de migrar uma delas e aprendemos muitas coisas. As outras quatros ainda serão migradas esse ano. No ano que vem, migraremos tudo o que entendermos que deve ser migrado.”

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