Back-end: 5 principais conceitos para desenvolvimento web

Confira os termos que você precisa aprender para iniciar carreira em desenvolvimento web

Author Photo
9:43 am - 08 de outubro de 2018

Front-end e back-end são termos usados para caracterizar interfaces de programas e serviços relativos ao usuário dessas interfaces. A aplicação front-end é aquela que interage diretamente com o usuário, atuando como primeiro contato que ele tem com o programa. Já uma aplicação back-end trabalha indiretamente no suporte dos serviços de front-end, normalmente se comunicando com a fonte desses serviços, o server.

Antes de entrar no mundo da programação, é ideal entender alguns conceitos que estão por trás do universo back-end. A Mastertech, startup que prepara profissionais do futuro, listou os cinco principais conceitos que todo desenvolvedor deve conhecer sobre back-end para desenvolvimento web.

Servidor

Um servidor é um software ou computador, com sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores, também conhecidos por clientes. Existem diversos tipos de servidores (DNS, Proxy, FTP…) e quando se trabalha com back-end é importante conhecer a maioria deles. O server-side, ou lado do servidor, é um termo usado para designar operações de back-end. Um desenvolvedor back-end deve ser especializado em linguagens server-side como o PHP, ASP.NET, Python e Ruby.

Database

Database, ou banco de dados, funciona como uma biblioteca repleta de informações, o cérebro que faz os sites serem dinâmicos. Toda vez que você realiza uma ação ou procura algo em um site, a database é responsável por aceitar sua busca, encontrar o dado e apresentar no website. No back-end, o database é acessada pelos usuários indiretamente a partir de uma aplicação externa. Um desenvolvedor back-end precisa ser capaz de trabalhar com a maioria das databases existentes, como MySQL, MongoDB, Postgresql e NoSQL.

API

Não dá para falar em aplicações back-end sem falar em API (Application Programming Interface, ou Aplicações de Interface de Programação). Uma API nada mais é que uma interface que permite que dois sistemas, ainda que criados com tecnologias diferentes, se comuniquem através de uma linguagem comum. Elas conectam softwares, aplicações, databases e serviços, substituindo a necessidade de uma programação mais complexa.

Escalabilidade

A tecnologia continua mudando, os modelos de negócio mudam e o sistema de back-end precisa ser construído de forma a se adaptar facilmente à essas mudanças. É para isso que serve a escalabilidade, um dos conceitos mais importantes no back-end. É preciso pensar em quão flexível é a estrutura de uma aplicação para acomodar novos códigos, mais tráfego e dados.

Segurança

A segurança é um dos principais problemas na maioria dos sistemas e muitos deles são vulneráveis a ataques simples. O desenvolvedor back-end precisa seguir práticas consistentes de segurança, sempre se perguntando: os formulários de login e outras autenticações são processados por meio de um HTTPS reforçado? Os dados estão sendo criptografados sempre que são armazenados?

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.