Campinho Digital e AWS pretendem formar mil profissionais em 2024

Programa AWS re-Start alcança 72% de empregabilidade no setor da tecnologia no Brasil

Author Photo
12:17 pm - 07 de fevereiro de 2024
Foto: Shutterstock

A edtech social Campinho Digital e a Amazon Web Service (AWS) pretendem formar mil profissionais em 2024 como parte do Programa AWS re-Start. Lançado em 2020, o programa tem como objetivo formar profissionais para o mercado brasileiro de tecnologia, que sofre com uma escassez histórica de talentos.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (ABRAT), existe uma demanda média de 159 mil profissionais por ano, mas o Brasil só forma em torno de 53 mil pessoas na área por ano.

“Visando esse cenário, onde a Campinho Digital atua para preencher a lacuna por mão de obra qualificada exigida pelo setor da tecnologia, temos como objetivo profissionalizar jovens e adultos das comunidades brasileiras que buscam nesse mercado de trabalho uma primeira oportunidade ou mudança de emprego”, destacou Guilherme Estevão, diretor de Alianças e Desenvolvimento Institucional da Campinho Digital.

Leia mais: Vagas de diversidade aumentam 32,7% nas Big Techs em 2023

Devido ao sucesso da parceria com a AWS nos últimos quatros anos, a edtech social registra nove turmas concluídas em computação na nuvem; mais de 500 pessoas formadas e interface entre os novos profissionais e RHs parceiros para impulsionar as contratações no setor. A iniciativa também registra 72% de empregabilidade no setor da tecnologia.

“O principal indicador de sucesso para a Campinho Digital é a empregabilidade, e o programa AWS re/Start, que é o primeiro parceiro de aplicação da AWS na Argentina e Brasil, é uma prova tangível desse compromisso. Com um olhar otimista para o futuro, planejamos dobrar nosso alcance no próximo ano, contando com a colaboração das empresas que entendem o poder de investir em jovens e adultos talentosos. Ao fazer isso, reforçamos nosso impacto positivo nas vidas de pessoas e nas indústrias de tecnologia na região “, finalizou Guilherme.

AWS re/Start

AWS re/Start é um programa de treinamento de 12 semanas, baseado em habilidades fundamentais de nuvem AWS e qualificações práticas de carreira, tais como: entrevista e redação de currículos, para ajudar os selecionados a se prepararem para atuar em posição, em nível básico, na carreira de tecnologia em nuvem.

Por meio de exercícios baseados em cenários reais, contando com laboratórios e cursos, os alunos aprendem sobre Linux, Python, redes, segurança e habilidades de banco de dados relacional.

O programa também prepara e cobre os custos dos participantes para que realizem o exame de certificação AWS Cloud Practitioner, validando suas habilidades em nuvem com uma credencial reconhecida pela indústria. Por fim, o AWS re/Start pode ajudar a preparar os alunos para funções de computação em nuvem em nível básico para operações, confiabilidade de site e apoio à infraestrutura.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.