Artistas se unem contra o uso irresponsável da IA na indústria musical

Nicki Minaj e Billie Eilish são algumas das artistas que assinam uma carta alertando sobre os riscos da IA na criatividade e nos direitos autorais

Author Photo
11:00 am - 05 de abril de 2024
Nicki Minaj e Billie Eilish. Imagem: Shutterstock

No mundo da música, a criatividade é uma ferramenta essencial para a expressão artística e o desenvolvimento de novos sons. Porém, uma crescente preocupação tem dominado os pensamentos de muitos músicos de renome. Recentemente, uma carta aberta foi assinada por mais de 200 artistas, incluindo nomes como Nicki Minaj, Billie Eilish, Imagine Dragons, Jon Bon Jovi, Katy Perry e Mumford & Sons, expressando sérias preocupações com o uso irresponsável da Inteligência Artificial (IA) na indústria musical.

Eles alertaram para os potenciais riscos que a IA pode trazer para a criatividade humana, os direitos autorais e até mesmo a privacidade dos artistas. “Quando usada de forma irresponsável, a IA representa enormes ameaças à nossa capacidade de proteger nossa privacidade, nossas identidades, nossa música e nosso sustento”, diz a carta.

Leia mais: Movimento Dublagem Viva: dubladores pedem regulamentação de IA 

A carta pede às empresas de tecnologia e desenvolvedores que considerem os impactos negativos que suas ferramentas de geração de música com IA podem ter sobre a indústria e os profissionais envolvidos.

“Algumas das maiores e mais poderosas empresas estão usando nosso trabalho, sem permissão, para treinar modelos de IA”, diz a carta. “Para muitos músicos, artistas e compositores que estão apenas tentando sobreviver, isso seria catastrófico”.

Os modelos de IA usados para criar música, arte e escrita se baseiam em grandes conjuntos de dados existentes. Remover seu trabalho desses modelos é difícil, assim como evitar pirataria de música. Empresas como Adobe e Stability AI estão desenvolvendo geradores de música com IA que usam músicas licenciadas. Ainda assim, isso pode afetar negativamente artistas que criam trilhas sonoras para comerciais ou outras batidas licenciadas.

Os autores também denunciaram o crescimento da IA generativa. Eles afirmaram que “essas tecnologias imitam e regurgitam nossa linguagem, histórias, estilo e ideias”, e alertaram que a “lei de direitos autorais não é necessariamente sofisticada o suficiente para abordar a IA generativa”. Eles enfatizaram ainda a importância de interromper “esse ataque à criatividade humana”, protegendo contra “o uso predatório da IA para roubar vozes e semelhanças de artistas profissionais, violar os direitos dos criadores e destruir o ecossistema musical”.

Em julho, mais de 15.000 escritores, incluindo nomes como James Patterson, Michael Chabon, Suzanne Collins e Roxane Gay, assinaram uma carta aberta direcionada aos CEOs das principais empresas de tecnologia, alertando sobre os possíveis impactos negativos dessa tecnologia.

*Com informações do TechCrunch

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.