Approach Tecnologia focará em empresas privadas para crescimento em 2024

Companhia traz novo CEO que navegará os novos mares desejados

Author Photo
9:42 am - 27 de março de 2024
José Patriota, CEO da Approach Tecnologia José Patriota, CEO da Approach Tecnologia Foto: Divulgação

Um novo olhar sob seu próprio negócio é a promessa da Approach Tecnologia, integradora de soluções de tecnologia para cibersegurança, para chegar ao objetivo de crescer 30% em 2024: a criação de uma área de Negócios focada no setor Privado.

Em entrevista ao IT Forum, José Patriota, CEO da companhia, afirma que, nos últimos quatro anos, as cotas de vendas foram superadas. Em 2022, por exemplo, o crescimento foi de 60%, mas em 2023 – ano instável para a tecnologia e de mudanças governamentais – o número, apesar de positivo, foi menor.

“Boa parte dos nossos negócios é baseado em governo e, quando tem mudanças, muitos dos projetos demoram para sair ou são postergados. Nós conseguimos superar a cota, mas dessa vez em 10%, não em 60%. Nós mantivemos o crescimento de 30% ao ano, mas foi diferente de 2022. A gente espera que, em 2024, com todas as cadeiras definidas e os planos em prática, a gente volte a crescer mais”, comenta ele.

Com um market share atual de aproximadamente 80% dos negócios no governo e 20% no privado, a Approach quer aumentar essa porcentagem de empresas privadas. Mas não focará em um setor específico. A companhia já está atendendo empresas como Comgás, Via Varejo, PicPay e tem um nicho de mercado de empresas Middle market.

Leia também: Getronics se reposiciona na América Latina e anuncia CCO global

“Estamos olhando para empresas que têm um perfil mais arrojado em tecnologia porque temos um time novo e bem capacitado que veio de grandes empresas e tem muita experiência em projetos disruptivos para ambientes complexos. A estratégia é crescer não em volume de clientes, mas aprofundando o relacionamento dentro de um número limitado de clientes. Isso já vai fazer equilibrar o faturamento”, pondera Patriota.

Hoje o carro-chefe da Approach é a plataforma em nuvem com a Nutanix, também responsável pelo primeiro “pé” da companhia em cibersegurança. “Sempre trabalhamos com o quesito de cibersegurança a partir dos data centers e, de alguns anos para cá, estamos expandindo atuação com alguns dos players para trabalhar a om mais especialização. Estamos trabalhando com a Palo Alto e juntando outros fabricantes para compor uma unidade de negócios de cibersegurança”, confidencializa o CEO.

A chegada do CEO à Approach Tecnologia

Parte das mudanças da Approach Tecnologia para chegar aos seus resultados foi a chegada de Patriota como CEO, que ocorreu há seis meses. O executivo já tinha um contato próximo com a empresa, pois trabalhava na área de canais da Nutanix e, segundo ele mesmo diz, sempre quis extrair mais deles por enxergar um grande potencial na Approach.

“A minha chegada foi legal porque me trouxeram a missão de elevar o patamar da companhia. Eu fui primeiro pontuar e tangibilizar os desejos em coisas mais objetivas. Dentro disso, definimos que vamos buscar triplicar a companhia e equilibrar o faturamento entre privado e público, o que incluirá uma malha muito forte de processos para escalar com governança. Todo esse plano foi agrupado em um programa chamado Approach 2.0”, revela Patriota.

Para anunciar todas as mudanças, a Approach fez um evento com os colaboradores para apresentar o programa. A intenção do novo CEO da Approach Tecnologia era deixar claro que as mudanças não eram algo “de sua cabeça”. Entre outubro e dezembro do ano passado, o executivo ficou apenas planejando e aprendendo, ao invés de realmente mudar algo. Durante esses três meses, fez um planejamento estratégico e financeiro.

“Nós temos um barco que já navegava muito bem, a companhia ia muito bem, e meu primeiro projeto foi não estragar o que está bom. Mas é um barco que navegava de Florianópolis até Angra e eu estou fortalecendo para que a gente consiga navegar para outros continentes. Além disso, estamos pintando o barco por fora para contar para o mundo as boas histórias que nós temos para sermos convidados a navegar em outros mares”, elabora o CEO.

O crescimento da equipe vem ao encontro desse planejamento do executivo que, quando entrou, tinha 39 pessoas e agora contabiliza cerca de 47. “E vamos chegar a 50 muito em breve. Vamos ter que crescer o time para acompanhar essa mudança. Aumentamos a equipe em vendas e aumentamos o investimento de marketing (150% maior do que no ano passado). Também crescemos o time de pré-vendas em 30% e o próximo a aumentar é o pós-vendas”, finaliza Patriota.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Laura Martins

Editora do IT Forum. Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.