Apenas 1,1% das empresas brasileiras usou canais digitais em 2020

Estudo da Neoway mostra que transformação digital ainda está distante da maioria dos CNPJs. Varejo dominou uso de soluções

Author Photo
2:53 pm - 25 de maio de 2021
e-commerce tem nova lei

Mesmo com a pandemia e com o que se supõe uma transformação digital acelerada dos negócios de todos os tamanhos, a maioria das empresas do Brasil ainda não vende por meio de canais digitais. O que revelam dados da Neowaycuja plataforma compila informações de fontes públicas e oficiais, além de dados modelados pela equipe de Data Science da empresa. 

Esses dados revelam que apenas 1,1% do total de empresas ativas no país comercializou produtos por canais digitais em 2020, seja por meio de site próprioe-commerce ou marketplaces. Esse é um dos fatores que explica por que parte dos 1,5 milhões de negócios brasileiros encerraram atividades desde o início da crise do coronavírus. 

Leia mais: 66% das empresas reformularam infraestrutura de TI frente à pandemia

O levantamento considera os 22,6 milhões de CNPJs ativos no país atualmente – dos quais 53% fatura menos de 81 mil reais ao ano, ou seja, são microempresas ou empreendedores individuais. Entre as que possuem e-commerce e podem realizar vendas online, as atividades predominantes são varejo (34%), serviços profissionais e técnicos (10,4%) e serviços diversos (7,2%). 

Segundo a Neoway, como alternativa para se adaptar às novas necessidades do consumidor durante a pandemiaas empresas que podiam decidiram investir em tecnologia. No varejo, o foco passou a ser pensar em estratégias digitais que permitam se comunicar em diferentes canais e vender de forma online. 

“A melhor estratégia gira sempre em torno da descoberta de quem é o nosso cliente, quais suas reais necessidades, gostos e preferências”, diz Robson Segoa, diretor de serviços da Neoway. “E isso só é possível por meio de análise de dados. Assim, eu consigo ativar uma régua de relacionamento personalizada e direcionar o melhor produto ou serviço para ele. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.