66% das empresas reformularam infraestrutura de TI frente à pandemia

Levantamento conduzido pela Equinix mostra impacto da COVID-19 na digitalização da infraestrutura e as estratégias para o pós-pandemia

Author Photo
7:34 pm - 20 de maio de 2021
infraestrutura

Cerca de 66% das empresas brasileiras reformularam sua infraestrutura de TI para atender às novas exigências de trabalho remoto e híbrido, com aumento dos orçamentos em tecnologia para acelerar a transformação digital. É o que revela um estudo global da Equinix, divulgado nesta quinta-feira (20), que apresenta a visão dos líderes de tecnologia sobre o impacto das tendências tecnológicas e da pandemia.

“A pesquisa mostra que os líderes no Brasil tiveram de acelerar os investimentos em infraestrutura digital acima da média global para manter os negócios funcionando”, avalia Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil, pontuando mudanças em setores que vão de aplicativos de entrega de alimentos a telemedicina.

Devido à pandemia, um total de 59% dos líderes de TI no Brasil aceleraram os planos de transformação digital, enquanto 54% tiveram seus orçamentos ampliados para acompanhar o rápido crescimento das exigências digitais. Esses números, segundo o levantamento, estão bem acima das médias globais de 47% e 42%, respectivamente.

Leia mais: Empresas brasileiras investiram 8,2% de suas receitas em TI em 2020

O estudo entrevistou 2.600 tomadores de decisão de TI de diversas empresas em 26 países das Américas, Ásia-Pacífico e EMEA, entre 17 de dezembro de 2020 e 8 de janeiro de 2021. E para direcionar tais investimentos e se adaptar ao cenário pandêmico, um em cada sete CIOs afirmam que precisaram rever suas estratégias de tecnologia.

Futuro pós-pandemia

A transformação digital é um processo sem retorno, que ocorrerá em uma velocidade cada vez maior, já que a maioria (70%) dos executivos de TI querem investir em tecnologia para serem mais ágeis na retomada, destaca o levantamento. Digitalizar a infraestrutura de TI é uma prioridade máxima, sendo que 68% dos entrevistados informaram que veem a interconexão (troca direta e privada de dados entre as organizações) como um dos principais facilitadores dessa transformação.

Para a grande parte (81%), a interconexão auxiliará suas organizações a enfrentarem os desafios impostos pela pandemia. Já 68% acreditam que a capacidade de viabilizar essas conexões é essencial para a sobrevivência de sua empres, percentual acima da média global de 50%.

“Nas Américas, quase três quartos dos líderes digitais acreditam que a interconexão ajudará a navegar em meio aos desafios enfrentados como resultado da pandemia, confirmando que a interconexão se tornou crítica para os negócios de muitas empresas e continuará sendo assim, à medida que nos recuperarmos após esta crise global”, destacou Jon Lin, presidente para as Américas da Equinix.

Para Claire Macland, vice-presidente sênior de Marketing Global da Equinix, as empresas continuarão investindo mais em sua infraestrutura digital para permitir a integração de um modelo de trabalho híbrido. “Esse foco crescente na digitalização e na expansão é uma das razões pelas quais a Equinix continua investindo em seu próprio crescimento”, acrescentou, ressaltando as 16 novas expansões concluídas em 2020, o que ela considerou como ano de construção mais ativo de todos os tempos da Equinix.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.