Apagão da AWS atingiu serviços de colaboração, destacando o risco de ferramentas de nuvem

Slack, Trello, Asana e Smartsheet viram interrupções depois que problemas de API e rede atingiram o data center da AWS nos Estados Unidos

Author Photo
4:45 pm - 10 de dezembro de 2021
computação em nuvem

A indisponibilidade de terça-feira (07) em um data center da Amazon Web Services afetou serviços de vários fornecedores de software de colaboração, destacando como as empresas se tornaram dependentes dos provedores de nuvem para uma variedade de ferramentas de local de trabalho.

Asana, Smartsheet, Trello e Slack – todos os quais hospedam seus serviços na nuvem AWS – relataram problemas após o apagão da AWS. Asana e o Smartsheet disseram que os usuários não conseguiram acessar os serviços por cerca de duas horas, enquanto o Trello sofreu uma interrupção em seus recursos de “email to board” e “dashcards”. O Slack relatou problemas com seu recurso de “grupos de bate-papo” de áudio, integrações de e-mail e uploads de arquivos na terça-feira, mas não especificou que as interrupções foram devido à interrupção da AWS. (Slack não quis comentar se a interrupção foi a causa de seus problemas de serviço.)

O próprio aplicativo de videoconferência Chime, da AWS, também foi afetado, disse a empresa. Vários outros serviços principais da AWS estavam off-line entre 13h (Brasília) e 20h (ET) de terça-feira – a maior parte do dia de trabalho para as empresas afetadas. Esses serviços incluíam as ferramentas de nuvem Elastic Compute e DynamoDB da empresa, que são usadas para hospedar aplicativos de clientes.

A indisponibilidade afetou APIs no data center US East 1 da AWS, a causa raiz relacionada a “um problema de vários dispositivos de rede”, disse a AWS em sua página de status do serviço.

Embora os fornecedores de software como serviço (SaaS) geralmente forneçam altos níveis de tempo de atividade, as interrupções não são incomuns. Um problema de DNS causou problemas de conectividade para um pequeno número de usuários do Slack em setembro, por exemplo, enquanto o Microsoft Teams, que está hospedado na nuvem Azure, da Microsoft, ficou off-line por várias horas em duas ocasiões em abril, após uma interrupção de quatro horas em março. O Google, que executa seus aplicativos colaborativos Workspace em sua própria infraestrutura em nuvem, relatou uma interrupção que afetou o acesso ao Gmail, Google Chat e outras ferramentas para usuários na Europa no mês passado.

Essas interrupções geralmente são resolvidas em poucas horas, mas a interrupção que os usuários de negócios podem enfrentar quando não conseguem se conectar destaca a importância agora do software em nuvem para muitos trabalhadores. Isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia de Covid-19, com muitos fornecedores de colaboração relatando aumentos substanciais de usuários nos últimos 18 meses, à medida que muitas empresas correram para oferecer suporte ao trabalho remoto.

“Os provedores de colaboração SaaS expandiram significativamente sua presença nos últimos anos; isso destacou seu crescimento, ofuscando os riscos que vêm com a dependência de fornecedores de tecnologia baseada em nuvem”, disse Raúl Castañón, analista sênior da 451 Research, uma divisão da S&P Global Market Intelligence.

“Embora seja improvável que a interrupção resulte em perdas significativas de clientes para fornecedores de tecnologia baseada em nuvem, isso os pressionará a fornecer mecanismos para minimizar ou eliminar esses riscos”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.