Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar ‘tendências’ e ‘modas’ na tecnologia

Durante o IT Forum Itaqui, fururista diferenciou empresas que são “observadoras passivas” e “desbravadoras” do futuro

Rafael Romer
13:08 pm - 04 de agosto de 2022
Imagem: Divulgação/ Amy Webb

Líderes de tecnologia precisam identificar a diferença entre tecnologias que são ‘trends’ – ou ‘tendências’ reais de tecnologia – e tecnologias que são “trendy” – ou tecnologias da ‘moda’. Essa foi a mensagem deixada por Amy Webb, futurista americana reconhecida como uma das mais influentes pensadoras sobre tendências do mundo da tecnologia, que participou, na manhã desta quinta-feira (04), do IT Forum Itaqui, terceiro e último momento de 2022 do IT Forum, principal evento da comunidade de TI do Brasil.

Um dos exemplos de como essa dificuldade de imaginar possíveis futuros se manifesta é no histórico do desenvolvimento de carros voadores. Projetos que imaginavam carros capazes de voar surgiram pela primeira vez no começo do século XX. Desde então, inúmeras iterações de modelos parecidos com carros reais surgiram. Até hoje, nenhum deles prosperou, no entanto.

“O problema é que não estamos fazendo a pergunta correta. Nós estamos perguntando ‘qual o futuro dos carros?’. Isso é limitante, implica que o carro vai existir para sempre. Nós precisamos perguntar qual o futuro da mobilidade”, afirmou a futurista.

O problema, explicou, é que ficamos presos na ideia de que carros são ‘trendy’, ou algo da ‘moda’. Não pensando na verdadeira ‘trend’ ao redor dos carros. É preciso superar essa ideia para expandir as possibilidades de criação, apontou. “Identificar a ‘tendência’ correta é parte do seu trabalho”, disse.

“Tendências são ‘indicadores de direção’ para o futuro. É importante prestar atenção nelas. Não se trata de prever o futuro, mas sim de entender as tendências corretas para ser ágil no presente”, completou. “Tendências também te ajudam a identificar riscos e oportunidades – novas formas de sua empresa e negócio crescerem”.

Enfrentar esse desafio e identificar possíveis tendências não é uma tarefa fácil, é claro. “O que vejo em muitas companhias é que CEOs e CIOs lidam demais com táticas do dia a dia, mas não com o crescimento estratégico”, disse a futurista durante sua fala no evento. Esse não é o caminho para a inovação ou para acompanhar as tecnologias que virão pela frente, Amy destacou.

“É difícil fazer isso. Uma coisa que podemos fazer é planejar. Eu trabalho com meu time de executivos uma vez ao mês, durante meio dia, para apenas pensar em tendências”, explicou. “Mas você precisa deixar as pessoas motivadas para isso. Uma forma de fazer isso é contar boas histórias. Outra é ‘assustar pessoas’, dizendo o que acontecerá se deixar de fazer algo. Outra forma são os incentivos: você precisa ligar recompensas ao futuro. Se você não recompensar pessoas, você não está motivando pessoas a quererem mudar.”

“Observadores passivos” e “desbravadores”

A capacidade de diferenciar ‘tendências’ de ‘modas’ e de enfrentar desafios de volatilidade, complexidade, incerteza e ambiguidade (VUCA, em inglês) cria dois tipos de empresas, segundo a futurista De um lado estão as bystanders, ou ‘observadoras passivas’, em tradução livre. Do outro estão os ‘pathfinders’, ou ‘desbravadores’. “São eles [os desbravadores] que se questionam ‘e se?’”, apontou. “Eles que observam tendências que estão surgindo e focam no que ‘seria possível acontecer’”.

Um exemplo de empresa que fez esse processo foi a Apple. ‘E se’, imaginou a Apple, ‘o telefone celular pudesse ir além de mensagens e ligações’. ‘E se?’, o celular pudesse ser usado para navegar pela internet e ir além. Com o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, a Apple passou a desafiar aquelas empresas que não se perguntaram ‘e se?’ – como, por exemplo, a Blackberry, que era dominante antes do iPhone.

“A história da Blackberry é uma parábola. Dentro daquela companhia, alguém poderia ter dito ‘eu sei que somos bem-sucedidos, mas estamos vendo coisas que indicam que o futuro pode ser diferente do que vemos hoje’”, narrou. “Esse é o seu poder: você pode começar a perguntar ‘e se?’.

De acordo com a futurista, os ‘observadores passivos’ têm algumas características específicas: só olham para competidores diretos; estabelecem horizontes estratégicos curtos; buscam apenas a otimização de produtos; e ignoram incertezas até que haja uma crise. Bancos, varejo, o setor energético, petroquímico, agricultura, automotivo são exemplos de segmentos que costumam abrigar ‘observadores passivos’.

Por outro lado, os ‘pathfinders’ buscam estratégias de longo prazo; olham os competidores em áreas adjacentes às suas; e são flexíveis. O grande exemplo disso, argumentou Amy, é a Nintendo. Fundada em 1880 como uma empresa de jogos de cartas, a empresa prestou atenção a tendências como o surgimento do cinema, da TV e dos shoppings centers para, a partir dos anos 60, entrar no mundo dos jogos eletrônicos.

“Os desbravadores pensam sobre o tempo de forma diferente. Eles olham para ass pessoas de tecnologia para ajudá-las a pensar no futuro”, explicou. “A maioria das empresas usam um planejamento linear. Uma linha assume que você sabe o que vai acontecer. Quando você está pensando no futuro, você precisa levar a incerteza em consideração”, pontuou. A solução é imaginar o futuro com um ‘cone’, em que, quanto mais no futuro olhamos, mais ‘largo’ ele fica e mais incertas as possibilidades.

Três tendências para o futuro

Além das lições sobre empresas ‘desbravadoras’ e ‘observadoras passivas’, Amy trouxe três tendências que, na sua opinião,líderes de tecnologia precisam ficar de olho nos próximos meses para analisar suas oportunidades e desafios.

A primeira é a tendência do ‘decentralized everything’ (DeX), ou do ‘tudo descentralizado’. A tendência aponta para um futuro de tecnologia cada vez mais descentralizada e não interdependente de sistemas atuais de governança. Setores como o financeiros devem ser pesadamente impactados por isso.

A segunda delas são os ‘super apps’, aplicativos que englobam múltiplos serviços em um só lugar e que permitem que o usuário permaneça em um único ecossistema. Exemplos disso, como o WeChat, já existem e, segundo Amy, devem avançar. Por fim, a tendência de ‘zero emissões’. Mais de 30% das maiores empresas do mundo já disseram que buscam metas de zerar emissões.

“Os desbravadores exploram incertezas com curiosidades e um mindset de crescimento”, finalizou a futurista. “Essa são algumas tendências, que acho que vocês devem prestar atenção de uma forma significativa.”

Tags:
100+ inovadoras
Amy Webb
futurismo
gestão de TI
IT Forum Itaqui
Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Politica de Privacidade e, ao continuar você concorda com estas condições.OkPolitica de Privacidade