Algar Telecom investe em estágio focado em pesquisa e inovação

Empresa oferece programa similar ao modelo de iniciação científica com solução de desafios tecnológicos

Author Photo
2:52 pm - 25 de abril de 2023
Imagem: Shutterstock

A Algar Telecom criou, por meio do Brain, seu centro de inovação, o Brain Innovation Research Development (Bird), um programa de estágio em tecnologia em moldes semelhantes à iniciação científica.

“Os estagiários têm uma oportunidade única de aprender, na prática, conteúdos profundos e metodologias avançadas para encarar as complexas demandas da área de tecnologia. Desenvolvemos um método exclusivo, voltado para a colaboração, criatividade e desenvolvimento contínuo, que impulsionará o futuro desses talentos”, comenta Zaima Milazzo, Presidente do Brain e Diretora de Inovação na Algar Telecom.

Para o desenvolvimento dos participantes, o programa combina as metodologias ágil, CS50 (de Havard) e J.A.C.I. (sigla para Justo, Autodidata, Colaborativo e Intenso), este último desenvolvido por Luiz Claudio Theodoro, coordenador do programa e professor na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). No dia a dia, isso se traduz em uma rotina em ambiente de alta aprendizagem, com interlocução próxima e mentoria de especialistas da Algar Telecom e do Brain.

Leia também: CPQD abre residência gratuita em cibersegurança

Após selecionado, cada estagiário ganha um tema desafio, sempre conectado ao universo de telecom e TI, e se dedica ao estudo e desenvolvimento de soluções dentro da temática durante todo o tempo de estágio. “Para acompanhar o projeto de cada um, criamos um comitê, composto por técnicos, especialistas e professores. Mensalmente, os estagiários apresentam suas evoluções para esse grupo”, pontua Milazzo.

Atualmente, o Bird é composto por nove estagiários, divididos em quatro torres de estudo: Telco (pesquisa Open IMS e Engenharia de Tráfego), Inteligência Artificial (IA) e Analytics (Otimização de redes, IA sobre rede banda larga, Automatização e Robotização), Novas Soluções (metaverso) e Segurança Cybersegurança em IoT e Conscientização Humana em CyberSegurança. Há ainda a categoria Portugal, onde há um PhD alocado no escritório europeu do Brain para estudo dedicado a veículos autônomos.

As soluções desenvolvidas podem ser internalizadas por meio de projetos pilotos dentro do movimento de evolução digital da empresa. Em 2022, das 35 pesquisas realizadas, 14 deram origem a projetos que trouxeram avanços importantes para a transformação da Algar Telecom.

A seleção é feita ao longo do ano, com hackathons, treinamentos, cursos gratuitos de formação e maratonas nacionais e regionais de programação. Os selecionados são encaminhados para avaliações técnicas e comportamentais, seguidas da prática interna na empresa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.