Como alavancar e habilitar a sua empresa com novas tecnologias?
Essa questão foi respondida por Guilherme Pereira, da FIAP, durante sua apresentação no IT Forum Trancoso 2024
No IT Forum Trancoso, Guilherme Pereira, diretor de Inovação & Conteúdo e diretor do MBA da FIAP, abordou a importância da educação na estratégia corporativa, destacando como as empresas podem utilizar novas tecnologias para não apenas sobreviver, mas prosperar na era da transformação digital.
Sua palestra, intitulada “Como alavancar e habilitar hoje a sua empresa com novas tecnologias”, ressaltou a necessidade de ver as empresas como ecossistemas de aprendizado contínuo, adaptáveis e prontos para as constantes mudanças do mercado.
Leia também: Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?
Pereira destacou que estamos vivendo a “era da transformação cognitiva” onde a capacidade de regeneração dos modelos de negócios é tão natural quanto a capacidade da natureza de se autorregenerar. Para ele, não basta que os negócios sejam sustentáveis; eles devem ser regenerativos, criando valor de maneiras que reponham ou melhorem os recursos utilizados.
“É necessário construir um ecossistema de aprendizado ágil que permita aumentar a prontidão organizacional para as transformações e desenvolver e habilitar o potencial humano máximo”, explica. Para ele, a educação desempenha um papel fundamental nessa transformação, visto que organizações comprometidas com o aprendizado contínuo têm 92% mais chances de introduzir inovações.
O diretor da FIAP também comentou sobre a influência da IA Generativa na estratégia empresarial. “Conseguimos observar que a maioria das inovações não é só sobre a tecnologia em si, mas sobre como ela é aplicada para resolver problemas reais e melhorar o desempenho humano e operacional”, afirma.
No entanto, Pereira também apontou um dado preocupante: 45% dos líderes empresariais não acreditam que suas empresas continuarão relevantes nos próximos dez anos sem uma transformação significativa. Isso ressalta a urgência de adaptar e evoluir constantemente, integrando sustentabilidade e inovação para criar modelos de negócios que não apenas prosperem, mas também contribuam positivamente para a sociedade e o meio ambiente.
“A chave para um futuro corporativo bem-sucedido e sustentável reside na capacidade de uma organização de se adaptar, aprender e regenerar continuamente em sintonia com as rápidas mudanças tecnológicas e as crescentes expectativas sociais”, finaliza.
IT Forum Trancoso
A discussão em torno da sustentabilidade e a responsabilidade da tecnologia para um mundo melhor marca o tema central do IT Forum 2024: Revolução Verde.
De acordo com Adelson de Sousa, fundador do IT Forum e do Distrito Itaqui, esse é um dos paradigmas do Brasil – que tem o maior patrimônio ambiental do planeta, mas também é o que mais desmata. Outro deles é que o Brasil está entre os dez países que mais investem em tecnologia, mas está entre os dez menos competitivos digitalmente no mundo.
O foco em sustentabilidade do IT Forum 2024 não foi por acaso. Déborah Oliveira, diretora de conteúdo do IT Forum, acredita que, se a revolução verde não for a mais importante nas empresas, é uma das mais significativas. “Vamos, no próximo ano, trabalhar a tecnologia na sustentabilidade e a sustentabilidade na tecnologia”, resume.
Com dezenas de conteúdos em datas no primeiro e segundo semestre, o IT Forum 2024 terá sua primeira edição em Trancoso, entre os dias 01 e 5 de maio. A segunda edição marca a volta do evento para a Praia do Forte. O evento acontece entre os dias 21 e 25 de agosto.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!