Adoção da TI bimodal pede abordagem adaptativa de sourcing

Author Photo
10:35 am - 22 de maio de 2015
Adoção da TI bimodal pede abordagem adaptativa de sourcing
Organizações que querem adotar o modelo bimodal precisam ter uma abordagem adaptativa de sourcing que reconheça as necessidades distintas de ambos os modos que operam a TI, de acordo com o Gartner. 

A tendência se deve ao fato de a TI tradicional não contemplar sozinha uma entrega com os níveis de velocidade e inovação necessários para o cenário atual. Lembrando que, em um ambiente bimodal, a TI precisa que o modo tradicional e o não sequencial (que enfatiza a agilidade) trabalhem em conjunto.

Rudy Jivan, vice-presidente de pesquisa no Gartner, afirma que uma abordagem verdadeiramente bimodal exige que o sourcing reflita as características dos dois modos. “De forma controlada e coerente, o sourcing deveria entregar soluções não industrializadas de baixo custo que suportam a modalidade 1, e simultaneamente permitir as necessidades mais dinâmicas e ágeis da modalidade 2”, observa.

Para sobreviver, CIOs precisam melhorar a estratégia de sourcing para impulsionar a agilidade na organização, segundo o instituto de pesquisas. É aqui que entra a abordagem de sourcing adaptativa.

De acordo com o Gartner, essa abordagem é composta por três camadas que garantem agilidade: inovação, diferenciação e execução. Os executivos podem aplicar regras de governança distintas para os serviços de TI em cada camada, independentemente do centro de compras ter solicitado tais serviços.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.