Acer as a Service deverá representar 10% do faturamento da empresa

Alexandre Gerardo dá entrevista ao IT Forum e conta expectativas para 2024

Author Photo
2:00 pm - 04 de abril de 2024
Alexandre Gerardo, diretor-geral da

2023 foi um ano desafiador para todo o mercado de tecnologia e não foi diferente para a Acer. Em entrevista ao IT Forum, Alexandre Gerardo, diretor-geral da empresa no Brasil, conta que a meta foi alcançada, mas que não foi fácil.

“Esse ano, devemos ter uma recuperação, mas sem grandes loucuras. O ano passado foi muito desequilibrado para o mercado como um todo em questão de estoque. Começou uma briga de preço, o que trouxe um desafio muito grande”, explica ele.

O primeiro trimestre de 2024 já foi positivo para a companhia, que sentiu uma procura maior do mercado por notebooks. Por isso, acredita Gerardo, o mercado está começando a reagir. Entretanto, a Acer acredita que 2024 acabará com resultado similar ao ano anterior, com cerca de 2% de crescimento.

Um dos projetos que promete impulsionar os resultados é o Acer as a Service, no qual a empresa oferece desde a locação de hardware até um pacote completo de serviços. “Nós queremos atender o cliente de ponta a ponta. Nós decidimos começar o projeto do zero, pois queríamos fazer com a cara da Acer. Nós demos a largada faz um ano, está sendo uma grata surpresa em termos de aceitação”, comemora o diretor.

Leia mais: Acer quer tornar produção de linha de notebooks neutra em carbono

O programa oferece a locação não apenas de computadores, mas de todo o portfólio da Acer, como teclado, mouse, projetor, entre outros. A expectativa de Gerardo é que o Acer as a Service represente 10% do faturamento. Outro ponto positivo é que esse é um programa que nasceu no Brasil.

“Estamos lançando para expandir [para outros países]. O mesmo aconteceu com o e-commerce há 10 anos, começou no Brasil, lançamos, cresceu e hoje o canal online está em vários lugares do mundo”, comenta o executivo.

O País, inclusive, é o segundo maior mercado na Região Panamérica (que engloba todos os países das Américas), atrás apenas dos Estados Unidos e, mundialmente, está entre os dez principais países.

Para Gerardo, ser maior do que o Canadá é um grande orgulho, pois sempre foi um país que inspirava os brasileiros por estar cinco ou seis anos a frente de nós. “O Canadá tinha que ser perseguido.”

Market share da Acer no Brasil

Assim como outras empresas de hardware, a Acer tem diversas linhas de produtos para diferentes públicos. O mercado gamer, comenta Gerardo, é um universo a parte. “Não sentimentos nada além de crescimento. É um público totalmente diferenciado, que busca muitas configurações. É um mercado que busca notebook configurado, mais especificado, dedicado para eles. É um público que temos que escutar bastante para desenhar o produto em cima do que eles precisam.”

Já no mercado corporativo, a Acer decidiu lançar uma plataforma B2B com produtos específicos, como uma linha sustentável, feita a partir de material reciclado – além do já comentado Acer as a Service.

Outro mercado em crescimento, apesar de não ser atendido diretamente pela Acer, é o governamental. Segundo Gerardo, esse tem sido um grande catalisador, com distribuidores com uma aceitação muito grande. “O governo é o maior consumidor do Brasil, e vimos que o governo começou a consumir e a Acer ficou em evidência para eles.”

Para não depender apenas de um canal, a companhia desenhou uma estratégia antes da pandemia de diversificação. Como consequência, hoje cada um deles (distribuidores pequenos, distribuidores grandes, varejo e online) tem cerca de 25% do market share da empresa.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Laura Martins

Editora do IT Forum. Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.