ABB construirá fábrica avançada de robótica em Xangai

Espaço, que contará com investimento de US$ 150 milhões, combinará tecnologias digitais conectadas, robótica colaborativa de última geração e pesquisa de ponta em inteligência artificial para criar a mais sofisticada,

Author Photo
1:21 pm - 30 de outubro de 2018

A ABB anunciou um grande investimento de US$ 150 milhões em Xangai, na China, para construir uma fábrica de robótica avançada, automatizada e flexível. A empresa definiu o local como um centro de ponta onde robôs fabricam robôs.

O novo centro de fabricação Kangqiao, próximo ao campus de robótica da China, combinará tecnologias digitais conectadas da empresa, incluindo as soluções do ABB Ability, robótica colaborativa e pesquisa de inteligência artificial para criar uma “fábrica do futuro” sofisticada e ecologicamente sustentável. Espera-se que comece a operar até o final de 2020.

O anúncio é um marco significativo para a ABB. Em 2017, um em cada três robôs vendidos no mundo foi para a China, que comprou quase 138 mil unidades. Hoje, a ABB emprega aproximadamente 5 mil pessoas em Xangai. O ramo de robótica da empresa na China emprega mais de 2 mil engenheiros, especialistas em tecnologia e líderes operacionais em 20 localidades em todo o país. A ABB investiu mais de 2,4 bilhões de dólares na China desde 1992, com mais de 18 mil funcionários no total.

A ABB e o governo municipal de Xangai também assinaram um acordo de colaboração estratégica com foco no apoio à indústria, energia, transporte e infraestrutura na região, e para apoiar a iniciativa de manufatura “Made in Shanghai”. O acordo foi assinado pelo prefeito de Xangai, Ying Yong, e pelo CEO da companhia, Ulrich Spiesshofer.

Caminho para o futuro

Segundo a empresa, a nova fábrica de Xangai contará com várias soluções de aprendizado de máquina, digitais e colaborativas para torná-la a fábrica mais avançada, automatizada e flexível da indústria de robótica. Um centro de pesquisa e desenvolvimento no local ajudará a acelerar inovações em inteligência artificial.

Com o uso de uma nova abordagem de design global anunciada pela ABB no início deste ano, a fábrica poderá aumentar drasticamente tanto a amplitude (tipo de robô) quanto a profundidade (variantes de cada tipo) de robôs que podem ser fabricados no local, permitindo maior e mais rápida personalização para atender às necessidades dos clientes.

A ABB também poderá combinar esse portfólio de robótica para um número quase ilimitado de soluções personalizadas.

Gêmeo digital

Toda a fábrica de Xangai será modelada como um gêmeo digital, que fornecerá painéis intuitivamente adaptados para gerentes, engenheiros, operadores e especialistas em manutenção, de modo que eles tomem as melhores decisões. Isso inclui a coleta e análise de informações por meio do Connected Services, do ABB Ability, quanto a integridade e o desempenho de robôs na fábrica, para garantir a antecipação de possíveis anomalias. Além de evitar o dispendioso tempo de inatividade, o ABB Ability oferece soluções digitais avançadas que podem melhorar o desempenho, confiabilidade e uso de energia, além de fornecer acesso às melhores plataformas do mundo, como a nuvem empresarial Microsoft Azure, o primeiro serviço de nuvem pública internacional usado na China.

Linhas de automação

A nova fábrica terá uma planta baixa inovadora e flexível, baseada em ilhas interligadas de automação, em vez de linhas de montagem fixas. As soluções de automação logística da ABB serão usadas em toda a fábrica, incluindo veículos operados automaticamente, que podem acompanhar robôs de forma autônoma enquanto se movem pela produção, fornecendo a eles peças de estações localizadas. Isso permitirá a produção se adaptar e dimensionar de maneira eficiente às mudanças no mercado de robôs da China, sem a necessidade de expansões de capacidade adicionais.

 

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.