Para 92% dos CIOs brasileiros, gerenciar dados na nuvem está ‘além da capacidade humana’

Relatório anual da Dynatrace revela que ambientes multicloud no Brasil rodam em média 11 plataformas e serviços diferentes

Author Photo
3:30 pm - 14 de março de 2024
custos na nuvem Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa global encomendada pela Dynatrace e revelada essa semana mostra que as organizações do mundo continuam a adotar ambientes multicloud e arquiteturas nativas em nuvem. O objetivo é acelerar a transformação digital e a inovação de forma segura. Mas nem tudo são flores: as empresas estão enfrentando dificuldades para gerenciar a explosão de dados que esse movimento cria.

Foram ouvidos 1.300 CIOs e líderes de tecnologia (100 deles na América Latina) em grandes empresas. O relatório – chamado O estado da observabilidade em 2024: Superando a complexidade por meio de estratégias de análise e automação orientadas por IA – pode ser baixado (em inglês, mediante cadastro) nesse link.

A pesquisa revelou que 88% das empresas globais (e 100% no Brasil) dizem que a complexidade das tecnologias que usam aumentou nos últimos 12 meses, e 51% (72% no Brasil) dizem que continuará a aumentar. Os ambientes multiclouds médios no mundo contam com 12 plataformas e serviços diferentes (no Brasil são 11).

Veja também: Complexidade tributária e regulatória desafia transformação digital no Brasil

Para 87% dos líderes (92% no Brasil) a complexidade de ambientes multicloud torna mais difícil oferecer experiências excepcionais ao cliente, e 84% afirmam globalmente que torna mais difícil também proteger as aplicações. Para 86% (92% no Brasil) as pilhas de tecnologia nativas em nuvem geram uma explosão de dados além da capacidade humana de gerenciamento.

Para lidar com isso, as empresas usam, em média, 10 ferramentas diferentes de monitoramento e observabilidade para gerenciar aplicações, infraestrutura e experiência do usuário (no Brasil são 11 dessas ferramentas). Para 85% dos líderes ouvidos globalmente, o número de ferramentas, plataformas, painéis e aplicativos dos quais dependem aumenta a complexidade do gerenciamento multicloud.

“Essas arquiteturas [nativas em nuvem] refletem uma crescente variedade de plataformas e serviços de nuvem para suportar até mesmo a transação digital mais simples”, pondera Bernd Greifeneder, Diretor de Tecnologia da Dynatrace. “Como consequência, resultados comerciais críticos, como a experiência do cliente, estão sofrendo, e está se tornando mais difícil proteger contra ameaças cibernéticas avançadas.”

Outras conclusões

O estudo também descobriu que 81% dos líderes de tecnologia globais dizem que abordagens manuais para gerenciamento de logs e análises não conseguem acompanhar a taxa de mudança da pilha tecnológica e os volumes de dados. Para 81% dos líderes globais (84% no Brasil), o tempo que suas equipes gastam mantendo ferramentas de monitoramento e preparando dados para análise rouba espaço para inovação.

Para lidar com o problema, 72% das empresas adotaram AIOps para reduzir a complexidade de gerenciar ambientes multicloud. No Brasil, o número sobre para 82%.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.