85% dos negócios pretendem adotar IoT até 2019, diz pesquisa

Author Photo
10:36 am - 03 de março de 2017

A internet das coisas (IOT, na sigla em inglês) caminha para adoção em massa nos próximos anos. Segundo dados de um estudo da Aruba, empresa da Hewlett Packard Enterprise (HPE), 85% dos negócios em diversos países pretendem adotar algum tipo de tecnologia baseada em IoT até 2019. Todos eles guiados sobretudo pela necessidade de inovação e de eficiência.

A pesquisa foi realizada com 3,1 mil líderes das áreas de TI e negócios em 20 países, entre eles o Brasil. O foco é avaliar o atual estado da IoT e seu impacto em diferentes indústrias.

O estudo mostra também que, enquanto quase todos os entrevistados (98%) têm ideia do que é IoT, muitos não têm clareza da definição exata deste termo e do que ela representa para o mundo dos negócios.

A segurança surge como uma das principais preocupações. Embora a análise confirme os claros benefícios dos investimentos em IoT, o relatório alerta para o fato de que conectar milhares de coisas às atuais redes corporativas já resultou em brechas de segurança para a maioria das organizações.

Confira as principais conclusões do estudo, com números das principais verticais:

Empresas criam um ambiente de trabalho inteligente para produtividade e eficiência

– 72% das empresas adotaram dispositivos de IoT no ambiente de trabalho. Serviços internos baseados em localização aparecem como o segundo mais promissor uso para aprimorar a produtividade dos empregados, atrás de monitoramento remoto. 20% reportaram a operação remota de iluminação e controle da temperatura de prédios como o uso principal. Porém, esse número mais que dobra, atingindo 53%, quando a questão é implementações futuras.

– Ao olhar para os resultados tangíveis realizados, 78% afirmam que a adoção da IoT no ambiente de trabalho aprimorou a eficiência de seu time de TI e 75% apontam crescimento na lucratividade.

O setor industrial aumentou a eficiência nos negócios e a visibilidade com o uso da IoT para monitoramento e manutenção

– 62% dos entrevistados do setor industrial responderam que já adotaram IoT. O seu uso para monitorar e manter funções essenciais da indústria foi identificado como o de maior impacto. Atualmente, o uso de câmeras IP de monitoramento para segurança física em indústrias está ainda em sua fase inicial, com apenas 6% tendo adotado essa tecnologia. Contudo, quando questionados sobre futuras adoções, o resultado foi multiplicado por cinco, atingindo 32%.

– Nesse setor, 83% apontaram o crescimento na eficiência dos negócios e 80% identificaram aumento na visibilidade em toda a organização.

Saúde adota IoT para aprimorar o monitoramento de pacientes, reduzindo custo e promovendo a inovação

– Surgindo como o terceiro mais avançado setor na adoção da IoT, cerca de 60% das empresas de saúde já implementaram equipamento de IoT em suas unidades.

– Nessa área, 42% dos executivos apontam como número um em uso de IoT o item monitoramento e manutenção — acima de todos os outros setores. Isso destaca a importância do monitoramento de pacientes por meio da internet das coisas na atual indústria de saúde.

Varejistas promovem o engajamento de consumidores e aumentam as vendas com o uso de tecnologia de localização em ambientes internos

– Apenas 49% dos varejistas estão usando a tecnologia de IoT, mas 81% dos que já utilizam afirmaram ter aprimorado a experiência de usuário.

– Serviços de envio de ofertas personalizadas e de informações de produtos dentro das lojas aos consumidores surgem como a principal adoção da IoT nessa área, junto com monitoramento e manutenção. Quatro em cada dez varejistas colocaram vigilância na lista de top 3 de casos de uso.

Governos estão atrasados na adoção da IoT, lutando com tecnologias legadas e a necessidade de redução de custos

– Setor com maior lentidão para adotar a IoT, o governo apresenta apenas 42% dos municípios com o uso de dispositivos e sensores de IoT. Um terço (35%) dos tomadores de decisões da área de TI reclamam que os executivos nessa área têm pouco conhecimento sobre o que é IoT, o dobro da média, o que sugere que a desinformação é a maior barreira para a adoção em massa no setor.

Brasil
O estudo contou com a colaboração de 150 profissionais do Brasil, das áreas de TI/Tecnologia/Telecom, Indústria, Varejo, Finanças, Saúde, Governo, Educação (pública e privada) e Construção. O resultado demonstra alto índice de conhecimento sobre o conceito da internet das coisas (70%) e sua aplicabilidade no dia a dia dos negócios (69%).

A expectativa das empresas brasileiras quanto aos benefícios da IoT dentro de cinco anos mostrou que os entrevistados esperam uma economia com os gastos em toda a organização (75%), crescimento organizacional (55%) e estarem aptos a expandir para outros mercados e liderar o setor (51%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.