66% das empresas brasileiras atingiram nível máximo de maturidade digital
Levantamento gMaturity revela evolução de companhias após a pandemia
Seis a cada dez empresas alcançaram, em 2022, os estágios mais avançados de maturidade digital, de acordo com a nova edição do gMaturity. Além disso, é a primeira vez que o número de empresas no maior estágio de maturidade digital, o Multimomento, supera o de empresas no menor estágio, chamado de Nascente.
A pesquisa analisou sinais de mais de 100 empresas no Brasil coletadas nas plataformas de publicidade do Google entre 1º de janeiro e 16 de dezembro do ano passado. No início da análise, em janeiro de 2022, a maioria delas (58%) era classificada como Emergente. Em dezembro de 2022, a maior concentração de empresas ficou no nível Conectado, o segundo maior estágio de maturidade digital.
Segundo Rodrigo Carvalho, head de mensuração do Google Brasil e responsável pelo gMaturity, os números revelam que um maior investimento no digital e toda a transformação que isso exigiu dentro das companhias pode ter sido importante alavanca para contornar os desafios impostos pelas incertezas no cenário pós-pandemia. “Neste período de incertezas, muitas empresas apostaram em evoluir sua maturidade digital com o objetivo de se tornarem mais eficientes e gerarem maior retorno financeiro a partir de seus investimentos de marketing”, explica Carvalho.
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Entre as indústrias avaliadas, Mobilidade (+40 p.p), Serviços (+37 p.p), Bens de Consumo (+26 p.p) e Educação (+20 p.p) foram as que apresentaram maior evolução em maturidade digital em 2022. Já os setores de Finanças (+12 p.p) e Varejo (+13 p.p), apesar do menor volume de crescimento, já vinham se destacando pelo alto patamar de maturidade alcançado em anos anteriores e seguem entre as indústrias mais bem ranqueadas pelo índice
Em 2022, o gMaturity introduziu o conceito de Objetivos de Marketing, que considera critérios orientados ao propósito de cada uma das indústrias na construção do índice. Ou seja, se gerar vendas via aplicativo ou na loja física não for uma alavanca de crescimento de empresas de um determinado segmento, elas não serão penalizadas durante a análise do gMaturity.
Na análise por objetivos, as alavancas de Vendas On-line, App e Geração de Leads são, nesta ordem, as que concentram maior número de empresas com maior nível de maturidade digital. Já Vendas Offline é a alavanca que possui o maior volume de empresas (73%) nos estágios iniciais (Nascente e Emergente). Na visão do executivo do Google, isso pode ser explicado pelo fechamento das lojas físicas por um longo período durante a pandemia da COVID-19.
“Muitas empresas pararam de desenvolver processos para integração das lojas físicas em suas estratégias digitais”, explica Carvalho. “Além disso, outros fatores como a menor disponibilidade de tecnologias para apoiar estratégias de interação, a complexidade do gerenciamento de dados online e offline e a histórica separação entre os objetivos de marketing on e off afetam essa evolução.”