6 motivos para investir em UX e bombar na Black Friday

Especialista explica a importância de construir aplicativos com foco na experiência do usuário, e como isso pode ajudar no sucesso de uma empresa

Author Photo
2:11 pm - 01 de outubro de 2022
e-commerce, compras, cartão, homem negro Foto: Shutterstock

Brasileiros estão entre aqueles que mais utilizam aplicativos no mundo. Pesquisa da App Annie do ano passado apontou que brasileiros gastam, em média, 5,4 horas por dia no smartphone. Outra pesquisa, realizada pela AppsFlyer, apontou que, na pandemia, o país se tornou campeão mundial em download de apps de e-commerce – foram instalados cerca de 750 milhões.

Esses números sustentam a mudança do comportamento do consumidor para consumir informações, serviços e produtos cada vez mais em um ambiente virtual. Apesar de a grande maioria das empresas entenderem a importância de sua presença online, desenvolver um app que tenha sucesso não é uma tarefa simples, alerta Cristina Fragata, sócia e COO da Attri, empresa de tecnologia e UX/UI Design.

O aplicativo precisa atender às necessidades do público e ter como foco a jornada do usuário, por isso a importância das estratégias de UX (User Experience ou Experiência do Usuário).

“Ter como base uma metodologia sólida como a de UX permite criar um aplicativo que atenda não só as necessidades dos nossos clientes como negócio, mas também à expectativa do usuário de uma jornada intuitiva e simples. Isso tudo contribui para a fidelização do consumidor e para os resultados das empresas”, ressalta.

Cristina aponta seis motivos para empresas investirem em estratégias de UX na criação dos seus apps e ajudar no engajamento e conversando mirando a Black Friday.

Garanta uma boa usabilidade

A usabilidade é a facilidade com que os usuários utilizam uma ferramenta e o quão satisfeitos ficam ao usá-la. A partir das estratégias de UX, você consegue aplicar os principais componentes de usabilidade em seu app e garantir uma boa experiência.

“Para que um aplicativo seja usável, é preciso que ele seja simples, intuitivo e prático. O usuário não tem que quebrar a cabeça para encontrar e fazer o que precisa com eficiência dentro dele. Essa é a essência da usabilidade”, explica Cristina.

Conheça seu público

Dentro das estratégias de UX, existe a etapa de pesquisa de usuário ou UX Research, que investiga o perfil e comportamento dos clientes e suas necessidades.

“Os dados obtidos na etapa de research ajudam a contextualizar o projeto em relação ao mercado e aos públicos para quem se destina. Esse aspecto da metodologia é fundamental para entendermos aspectos básicos de desenvolvimento, como o comportamento e a jornada do usuário, bem como a tecnologia mais adequada ao desafio”, aponta a executiva.

Tenha um app baseado em UX design

O UX Design é um conjunto de estratégias pensadas para melhorar a experiência do usuário, baseadas em três pilares: interação com o sistema, comportamento do app (quanto mais amigável, melhor) e experimentação (atração do público).

“O UX Design também otimiza a arquitetura e a sincronia dos elementos apresentados na interface do aplicativo, fatores que têm total relação com o emocional do cliente e seu encantamento ao usar a ferramenta”, ressalta a COO.

Tenha o visual do seu app criado com UI design

Na junção das estratégias de UX ao UX design, encontramos os fundamentos de UI Design (Design de Interface de Usuário). Na prática, é a área que cuida do visual do aplicativo, incluindo seus botões, textos, cores e todo o estudo gráfico que ajuda a deixar o app mais intuitivo.

“UX e UI são conceitos complementares. Enquanto o UX estabelece os fundamentos, o conteúdo, o UI vai ser responsável pela boa interação com eles. Ao ter essa combinação equilibrada, os aplicativos têm mais chances de proporcionar uma excelente experiência”, garante Cristina.

Ofereça maior acessibilidade

Vivemos em um mundo de diversidades. É natural e indispensável que os aplicativos sejam inclusivos para todas as pessoas e isso abrange deficiência visual, limitações de audição e outras condições físicas e cognitivas. Dentro das estratégias de UX, a acessibilidade é um dos principais pontos considerados.

“Apps devem conter descrições de fotos em áudio, legendas, toque simples, entre outras funcionalidades. A acessibilidade vai além de disponibilizar informações a usuários com deficiência. É sobre tornar a informação disponível a qualquer pessoa, independentemente de sua condição ou situação”, avalia a especialista.

Acompanhe o desenvolvimento do seu aplicativo

Uma das etapas finais das estratégias de UX é o acompanhamento do app após seu lançamento. “Para que um aplicativo realmente solucione as dores e problemas de um público-alvo, é importante mantê-lo sob análise e considerar os feedbacks dos usuários. O aperfeiçoamento do aplicativo será resultado deste acompanhamento. Sem ele, é impossível saber como o aplicativo está performando, se tem potencial lucrativo ou apenas gera decisões baseadas em especulações, que provavelmente levarão ao fracasso”, finaliza Cristina.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.