5G deve chegar a um bilhão de assinaturas em 2022

Expectativa da fabricante sueca Ericssson é que 60% do tráfego de dados da rede móvel global seja em redes 5G até 2027

Author Photo
10:55 am - 24 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

O número de assinaturas globais de 5G deve ultrapassar a marca de um bilhão até o final de 2022, projeta a 22ª edição do Ericsson Mobility Report. Segundo o relatório, até 2027, o 5G deverá responder por quase metade de todas as assinaturas, chegando a 4,4 bilhões de assinaturas.

Na análise, a América do Norte deve liderar o mundo em penetração de assinaturas 5G nos próximos cinco anos, com nove em cada dez assinaturas na região.

Leia mais: Wi-Fi 6 e 5G ainda dependem de decisões políticas em todo o mundo

O tráfego de dados de rede móvel global também dobrou nos últimos dois anos. Segundo o relatório da Ericsson, esse crescimento de tráfego foi impulsionado pelo aumento do uso de smartphones e banda larga móvel, bem como pela digitalização da sociedade e das indústrias.

“As estatísticas e previsões recentes destacam a forte demanda por conectividade de dados e serviços digitais, apesar da pandemia de Covid-19 e das incertezas geopolíticas. Várias centenas de milhões de pessoas estão se tornando novos assinantes de banda larga móvel a cada ano”, destaca a Ericsson.

Outra descoberta diz respeito a velocidade de adoção do 5G, que está se expandindo mais rápido do que todas as gerações anteriores de tecnologia móvel. De acordo com o relatório, atualmente, cerca de um quarto da população mundial tem acesso à cobertura 5G. Cerca de 70 milhões de assinaturas 5G foram adicionadas apenas no primeiro trimestre de 2022.

“A implantação de redes 5G autônomas (SA) está aumentando em muitas regiões na medida em que os provedores de serviços de comunicação (CSPs) se preparam a inovar para abordar as oportunidades de negócios além da banda larga móvel aprimorada. Uma sólida infraestrutura de rede digital sustenta os planos de transformação digital das empresas e seus os recursos podem ser transformados em novos serviços ao cliente”, destaca o editor executivo do Ericsson Mobility Report, Peter Jonsson.

Sobre a Internet das Coisas (IoT), o relatório observa que, em 2021, a IoT de banda larga (4G/5G) ultrapassou 2G e 3G como a tecnologia que conecta a maior parte de todos os dispositivos celulares conectados à IoT, representando 44% de todas as conexões.

As tecnologias massivas de IoT (NB-IoT, Cat-M) aumentaram quase 80% em 2021, atingindo cerca de 330 milhões de conexões. Espera-se que o número de dispositivos IoT conectados por essas tecnologias ultrapasse 2G/3G em 2023.

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.