5 mitos sobre o metaverso que indicam que a Web 3.0 veio pra ficar

Segundo pesquisa global, 44% dos líderes já possuem medidas estratégicas para se preparar para o metaverso

Author Photo
6:30 pm - 03 de novembro de 2023
metaverso líderes, VR, AR, realidade virtual, realidade aumentada, empresa Imagem: Shutterstock

O metaverso e a Web 3.0 estão longe de ser uma moda passageira, concluiu uma pesquisa realizada pela Russell Reynolds Associates feita com líderes globais. Entre os entrevistados, 44% afirmaram que suas empresas estão tomando medidas estratégicas para se preparar para o metaverso. Diante desse cenário, o estudo destacou a importância do preparo dos líderes para desenvolverem uma mentalidade tech first e criar outras possibilidades de negócios, independente do cargo que ocupam e do setor de atuação da empresa.

“O metaverso integra o próximo salto tecnológico e provocará mudanças significativas nas formas de trabalho, consumo e entretenimento”, indica Tatyana Freitas, líder da prática de Tecnologia & Digital da Russell Reynolds Associates. “Para se sobressair nesse cenário, é preciso visão e perspicácia para impulsionar o crescimento dos negócios com as novas tecnologias. Empresas que compreendem a evolução do papel do líder de Tecnologia e alinham as mudanças culturais com a nova estratégia estão mais preparadas para promover uma rápida inovação e formar um time de líderes capacitados para acompanhar a curva de crescimento a curto, médio e longo prazo”, completa.

Leia também: Amanda Blevins, CTO da VMware, fala de ecossistema de IA

O estudo “Ainda acha que o metaverso é uma palavra da moda?” também destacou cinco mitos comuns que rondam a proposta do metaverso entre os líderes e o que as organizações podem fazer para se preparar para o futuro. Confira:

Empresas não estão preocupadas com o metaverso

A pesquisa da Russell Reynolds constatou que 80% dos líderes tiveram o potencial do metaverso como tema de discussões de estratégia dos negócios. Embora um terço dos executivos não tenha se movimentado em relação ao tema, quase metade (44%) definiu ações estratégicas e outros 16% estão se preparando para isso.

O metaverso é uma preocupação exclusiva das empresas de Tecnologia

A construção de um ambiente que combina o virtual com o físico pode trazer novas possibilidades de negócios para diferentes setores da economia. O estudo indica que no lugar de videogames e óculos de realidade virtual, por exemplo, as companhias B2B estão focadas em oferecer soluções inovadoras no planejamento de cidades, na fabricação de carros e simulando como as cadeias de suprimentos podem operar com Sustentabilidade em seus núcleos. Não é à toa que são as empresas do setor de Recursos Naturais que mais estão se planejando para o metaverso, com 69% adotando medidas estratégicas, seguidas pelas empresas de Consumo, 67%, e de Tecnologia, 55%.

Diretores de Metaverso são uma tendência passageira

Embora apenas 7% dos líderes entrevistados tenham um diretor de Metaverso, a criação do cargo não está relacionada a manter as aparências, mas sim ao posicionamento estratégico, ao canal de inovação, aonde estão na curva de crescimento e à abordagem de marketing no momento da nomeação. Boa parte das empresas, 41%, por exemplo, optou por expandir as responsabilidades de diretores já estabelecidos, como Chief Technology Officer (CTO) e Chief Data Officer (CDO), enquanto outros 35% estão criando funções especializadas em níveis abaixo do C-suíte para formar um banco de talentos aptos para crescer juntamente com a estratégia quando for a hora certa.

Apenas profissionais de TI estão envolvidos no metaverso

Essa não é apenas uma questão técnica, mas também uma questão cultural, social e ética, destaca o estudo. Por isso, os líderes envolvidos nas estratégias do metaverso devem ter uma visão 360º e multidisciplinar, considerando as expectativas e as necessidades de stakeholders internos e externos. Boa parte dos projetos é desenvolvida por times de Pesquisa & Desenvolvimento, Inovação, Produto, Tecnologia da Informação, Marketing e Digital, mas muitas questões dependem também da contribuição de equipes financeiras, jurídicas, de Recursos Humanos e Supply Chain, entre outras.

Mercado de metaverso é dominado por startups

Embora elas possam ter vantagens em termos de agilidade e inovação para se adaptar rapidamente às mudanças e desenvolver novas tecnologias, não são as únicas a explorar e oferecer soluções. De acordo com a Russel, entre as empresas que estão adotando ações estratégicas para se preparar para o metaverso, 22% são de capital aberto, o mesmo volume de companhias apoiadas por capital privado e fundos de investimentos, enquanto 31% são de capital fechado.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.