5 livros que executivos recomendam
As recomendações abrangem liderança assertiva, comunicação não violenta e autoconhecimento
No dinâmico mundo dos negócios, a busca por conhecimento é uma constante entre os líderes e executivos que buscam aprimorar suas habilidades e aprofundar sua compreensão sobre os desafios contemporâneos.
Diante disso, a leitura desempenha um papel crucial, proporcionando insights valiosos e perspectivas inovadoras. Confira as recomendações literárias de cinco líderes:
Ricardo Neves, CEO da NTT Data Brasil
Todo mundo mente: o que a internet e os dados dizem sobre quem realmente somos – Seth Stephens-Davidowitz
“Em que situação nunca, jamais, mentimos? Quando usamos o Google”, provoca Neves. Para ele, tudo que buscamos expressa um interesse genuíno. Cada busca é um dado captado pelo Google. Dados das buscas somados explicam o poder do Google hoje. O livro mostra, de forma interessante e agradável, a importância dos dados na vida e nos negócios e porque são um ativo valiosíssimo, em especial em tempos de IA. É leitura indispensável para qualquer executivo.
Kelly Teixeira, presidente da ArcelorMittal Sistemas
Comunicação não violenta – Marshall Rosenberg
A comunicação é a chave para a conexão humana e a construção de relacionamentos saudáveis e este livro ensina uma abordagem de comunicação que se baseia na empatia e na compreensão das necessidades. De tal forma que, independentemente da forma como algo foi abordado, é preciso buscar entender quais as necessidades por trás da colocação e a partir daí buscar a conexão e a empatia para atuar na solução.
Marina Franco, vice-presidente de Engenharia da Theia
Reinventando as organizações – Frederic Laloux
O livro destaca a evolução dos modelos de gestão ao longo do tempo, descrevendo três grandes avanços necessários: a autogestão, a integralidade e o propósito evolutivo, sugerindo que as organizações possam transcender estruturas hierárquicas tradicionais, adotando práticas mais inclusivas e conscientes, promovendo inovação e propósito. A obra explora diversos exemplos de organizações que incorporaram esses princípios e alcançaram maior eficácia e resultados. “Tem me inspirado ao longo da minha carreira a exercer uma liderança mais humana, fazer mais perguntas do que dar respostas, potencializando a inteligência coletiva e a diversidade como uma importante ferramenta para entregar melhores produtos e serviços para a sociedade”, diz a executiva.
Fernanda Sabino, executiva da área de Projetos Estratégicos na Komatsu do Brasil
Um novo mundo: o despertar de uma nova consciência – Eckhart Tolle
“Vejo frequentemente nas empresas pessoas e profissionais perdidos, infelizes e não realizados, envolvidos no ego e na vaidade. Este livro aborda a importância de nos conhecermos verdadeiramente, de resgatarmos quem somos em essência, reconhecendo nossas emoções e compreendendo como lidamos com elas”, comenta. Fernanda destaca também o impacto dessas emoções na vida e liderança, propondo uma reflexão sobre como é possível mudar e agir de forma diferente para nos transformarmos e, consequentemente, transformarmos o ambiente em que vivemos.
Ailton Brandão, CIO no Hospital Sírio-Libanês
Deep Tech e a Organização Amplificada – Igor Couto, Simon Robinson e Maria Moraes Robinson.
Este livro é um guia para líderes de tecnologia que buscam enfrentar o desafio de criar a transformação que importa de verdade levando em consideração os novos 4Ps: Plataformas, Propósito, Pessoas e o Planeta. A obra inspira a fomentar ambientes mais colaborativos nas organizações, em que a criatividade e o conhecimento podem ser compartilhados a fim de solucionar os desafios atuais e futuros, gerando um impacto consciente para um mundo melhor. “Isto é ótimo para seu negócio, para sua equipe e para o mundo”, diz o executivo.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!