Notícias

4 vantagens do BI para potencializar o atendimento ao cliente

As tecnologias digitais se tornaram essenciais para os negócios que queiram se destacar em um mercado já tão competitivo, principalmente após a aceleração da transformação causada pela pandemia de COVID-19. Uma delas é o Business Intelligence, ou BI, capaz de coletar dados, inclusive dos clientes, para tomar decisões de negócio mais assertivas.

De acordo com o IDC, o mercado global de Business Intelligence e Analytics alcançou US$ 19,2 bilhões em 2020, crescimento de 5,2 vezes em relação ao ano anterior.

“Nos últimos anos, o Business Intelligence evoluiu e se tornou indispensável para a melhora de processos e desempenho dos negócios. Com o avanço das ferramentas de BI, como o Business Analytics, empresas de todos os portes e segmentos se beneficiam deste processo de coleta, organização e análise de dados, que são gerados diariamente nas operações da empresa, desde produtos e serviços até informações do cliente”, diz Leandro Campos, CEO da Nvoip.

Leia também: 80% dos consumidores smartphones em lojas físicas na hora de comprar

Assim, diz Campos, o BI se tornou um aliado das empresas para gerar informações aprofundadas sobre o cliente e prestar serviços de qualidade. O especialista lista como a ferramenta potencializa o atendimento, trazendo melhores experiências:

1. Fidelização do cliente

O BI permite, por meio da coleta de dados, informações e métricas que possibilitam um maior entendimento do público-alvo. Ao identificar necessidades e dificuldades, o atendimento será muito mais eficiente, e a experiência positiva aumentará a satisfação e retenção do cliente.

2. Efetivação da qualidade

O atendimento de qualidade é a chave para relacionamentos duradouros com o cliente, diz Campos. A inteligência dos negócios proporciona o conhecimento do cliente por meio da coleta de dados, sendo possível trabalhar abordagens objetivas e específicas para aquele determinado consumidor.

3. Dashboard

Trata- se de um painel visual que apresenta dados coletados, com métricas e indicadores compartilhados entre os stakeholders. A finalidade é ter uma visão geral dos processos específicos das operações.

4. Mensuração e análise

Com o levantamento das informações obtidas pela coleta de dados, o gestor poderá ter controle em todas as etapas da operação por meio de relatórios. Com as informações obtidas, é possível mensurar o tempo médio do atendimento, eficiência nas soluções e resultados obtidos para nortear o gestor nas melhores decisões a serem tomadas.

Recent Posts

Biden investe US$ 285 mi em projeto de gêmeos digitais para semicondutores nos EUA

O Governo Biden anunciou, nesta segunda-feira (6), que o programa CHIPS for America destinará cerca…

5 horas ago

Gartner: as 4 principais tendências de Data & Analytics para 2024

Nem só de inteligência artificial vivem os executivos de TI das empresas. Sabendo disso, o…

9 horas ago

Tecnologias exponenciais: como elas se aplicam ao seu negócio

As tecnologias exponenciais são aquelas que demonstram rápido desenvolvimento, apresentando um potencial de transformação imenso…

10 horas ago

Rio Grande do Sul: operadoras de telefonia liberam internet grátis

As operadoras de telefonia Claro, TIM e Vivo tomaram a iniciativa de liberar o acesso…

11 horas ago

Nascidos na era verde: como contratar e reter essa geração?

Durante o IT Forum Trancoso 2024, executivos discutiram as estratégias para contratar e reter a…

12 horas ago

Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial

As startups ativas do setor de saúde – ou healthtechs – alcançaram o número de…

13 horas ago