4 tendências tecnológicas que devem influenciar as vendas B2B

Novas ferramentas e estratégias começam a fazer parte da rotina de vendedores que buscam alavancar resultados

Author Photo
7:46 pm - 04 de setembro de 2023
b2b, vendas, tendências Imagem: Shutterstock

Comportamentos de consumo, interação com ferramentas tecnológicas e popularidade de recursos de produtividade têm influenciado não apenas o segmento B2C, mas também o de vendas para clientes corporativos (B2B). Juliano Dias, cofundador e CEO da Meetz, lembra que para desenvolver negócios e torná-los ainda mais assertivos é fundamental acompanhar as novidades do mercado.

“Estar informado sobre as tendências e movimentações pode fazer com que haja uma antecipação de estratégias e ações, posicionando a organização à frente dos concorrentes”, explica.

Entre as tendências que têm influenciado as vendas B2B nos últimos anos e que evoluem conforme o surgimento de novas ferramentas e redes sociais está a abordagem multicanal ou omnichannel. Uma pesquisa realizada pelo Gartner reforça a realidade de que um canal único de vendas está ultrapassado.

Leia também: 10 comandos para turbinar o ChatGPT e acelerar a produtividade

Segundo a consultoria, os compradores B2B gastam, atualmente, apenas 17% da jornada total de compra com representantes de vendas. Além disso, ainda que não se anulem as possibilidades de vendas em ambiente físico, a pesquisa destaca que 44% dos millennials preferem nenhuma interação com representantes de vendas em ambiente B2B.

Na lista a seguir, o CEO da Meetz, destaca as tendências e comportamentos que devem ganhar mais espaço no segmento de vendas B2B.

Estratégia omnichannel

Tendo em vista que as novas gerações de profissionais têm ganhado mais espaço no mercado de trabalho e consumo, é de se esperar que os seus hábitos também influenciem o fluxo das atividades no mercado corporativo e o de vendas.

Nesse contexto, o WhatsApp segue em destaque, na avaliação de Dias. A pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, aponta que 86% das empresas afirmam que o WhatsApp é o canal mais utilizado pelo time de vendas. “Dessa forma, vale uma análise por parte do vendedor para entender quais são os canais disponíveis e adequados para futuras prospecções e negócios de acordo com o perfil do possível cliente”, sustenta Dias.

Experiência do cliente e personalização com IA

A experiência do cliente é fator preponderante no negócio, já que está associada à satisfação, fidelização e, claro, ao sucesso das vendas. Nesse ponto, o mercado de vendas B2B ganhou a Inteligência Artificial como forte aliada, destaca Dias.

Por meio da análise de dados e do perfil do consumidor, a Ia pode contribuir para a personalização do atendimento e auxiliar na automação de processos, como agendamento de reuniões e produção de e-mails e comunicações direcionadas, além de realizar todo o processo de acompanhamento pós-venda por meio de pesquisas de satisfação.

Tecnologia de vendas

Dias lembra que, para garantir crescimento ao mercado de vendas B2B, que é um ambiente digital e competitivo, é necessário um nível de tecnologia que ofereça valor, informações e produtos de qualidade durante todo o ciclo de vida do produto ou serviço.

Segundo o relatório Gartner Future of Sales 2025, as empresas desse setor seguem orientadas por dados e por uma inteligência de vendas que se apresenta como a base de novos negócios. O estudo também aponta que, para o mercado B2B, pelo menos 60% das organizações que atuam nesse setor farão, até 2025, a transição de vendas baseadas nesses fatores.

Dentre as ferramentas que atuam para auxiliar no processo de vendas B2B, Dias citar o blockchain, tecnologia que oferece mais eficiência, transparência e segurança no compartilhamento de dados e transações financeiras entre empresas.

Utilização do LinkedIn para prospecção

Acompanhar a evolução do mercado e consolidar a presença digital no mundo dos negócios são ações fundamentais para absorção de leads e construção de relacionamentos comerciais qualificados. Nesse sentido, o LinkedIn se firma como a rede social mais usada por executivos e organizações.

“A plataforma é uma fonte valiosa de informações sobre empresas e profissionais, além de expor as necessidades e os desafios de prospects”, explica Juliano Dias.

Dentre as usabilidades do LinkedIn que contribuem nesse processo, estão o Company Pages, que destaca as soluções e os pontos fortes das empresas, e o Sales Navigator, que permite a conexão com tomadores de decisão potencialmente interessados no negócio oferecido.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.