4 tendências de Inteligência Artificial para acompanhar em 2024

Tecnologia deve passar por processo de transformação e readaptação, na visão do CEO da Iaris

Author Photo
12:00 pm - 26 de dezembro de 2023
Imagem: Shutterstock

A Inteligência Artificial tem impactado diferentes áreas do mercado, seja no setor de educação, medicina e no meio empresarial, contribuindo para o avanço da inovação nesses setores. A tendência é que sua adoção acelere nos próximos anos. De acordo com uma pesquisa da consultoria empresarial Bain, 85% das empresas consideram implementar em seus negócios a inteligência artificial em quatro anos.

A medida que mais empresas se lançam na tecnologia, será inevitável a necessidade de adaptação e adequação de organizações à IA para se manterem competitivas no mercado.

“As sucessivas e velozes inovações tecnológicas relacionadas à inteligência artificial, vão cada vez mais reconstruir e adaptar os processos para o uso dessa solução. Diante desse contexto, organizações e profissionais devem estar atentos ao cenário”, aponta Fábio Falcão, CEO da Iaris, startup especializada em aplicações de inteligência artificial.

Leia mais: Indústria de data centers priorizará IA e sustentabilidade em 2024

Na lista abaixo, o executivo destaca quatro tendências de Inteligência Artificial para ficar de olho em 2024.

1. Novos profissionais focados em IA

Atualmente, cargos relacionados à TI e engenharia da computação, como desenvolvedores, programadores e engenheiros de softwares, já atuam nos processos de planejamento, estruturação e criação de sistemas e aplicativos tecnológicos, incluindo a IA. Porém, novos cargos surgiram para suprir as demandas e habilidades específicas e necessárias para operar com a tecnologia. Uma pesquisa do Gartner indica que, até 2025, 35% das grandes organizações terão um diretor de IA que se reportará ao CEO ou COO.

2. IA para automação de processos

A implementação de IA e adoção de plataformas low-code crescem no mesmo ritmo. Além disso, pesquisas indicam que a IA e o low-code podem abrir inúmeras possibilidades para as organizações. Com a implementação da gestão de processos por meio do low-code é possível transformar e otimizar os fluxos de trabalho e a gestão de equipes com a automação. O low-code atrelado à inteligência artificial, facilita ainda mais o desenvolvimento e automatização desses processos, sobretudo pela IA estar integrada à base de dados e informações da empresa.

3. Análise de dados

De acordo com estimativas do Gartner, até o próximo ano, 60% dos dados para IA serão sintéticos para simular a realidade, cenários futuros e análise de risco por meio dessa tecnologia. Desse modo, a inteligência artificial nos anos seguintes irá transformar a maneira como organizações realizam as análises de dados de negócios. Novas soluções de gerenciamento de dados específicos podem surgir, principalmente voltadas para a segurança e privacidade.

4. Ética e IA responsável

Falcão lembra que ainda permeiam muitas discussões acerca da inteligência artificial, se é uma tecnologia que veio para trazer benefícios ou não. Porém, tudo depende sobre a forma com a qual a tecnologia é implementada, quais ferramentas de apoio são usadas, além das escolhas éticas de cada negócio. Estimativas do Gartner projetam que a concentração de modelos de IA pré-treinados entre 1% dos fornecedores de IA até 2025 tornará a IA responsável uma preocupação social. Por isso, lembra o executivo, torna-se fundamental olharmos ainda mais para a promoção da ética quanto ao uso adequado dessa tecnologia.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.