Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Estudo encomendado pela Nutanix revela que brasileiros estão focados em infraestrutura de Inteligência Artificial

Author Photo
2:45 pm - 29 de maio de 2024

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud híbrida no período de um a três anos, com foco na modernização das infraestruturas de TI devido a fatores como IA, segurança e sustentabilidade, de acordo com uma pesquisa feita pela Vanson Bourne sobre Enterprise Cloud Index (ECI), encomendada pela Nutanix.

Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix no Brasil, revela que, atualmente, as nuvens híbridas representam 5% das implantações de TI no País e passaram a ter 60% das adoções em até três anos. “Por causa desse redirecionamento, dessas novas técnicas e novas adoções e simplificações, essa jornada de transformação digital pode permitir a ter ainda um aumento maior de multicloud híbrida”, revela ele.

Ainda de acordo com o estudo, 90% dos entrevistados brasileiros do ECI estão adotando uma abordagem “cloud-smart” para sua estratégia de infraestrutura, que envolve aproveitar o melhor ambiente de TI para cada uma de suas aplicações/cargas de trabalho. E 89% dos entrevistados brasileiros e 87% daqueles em toda a região das Américas concordaram que suas organizações adotaram uma filosofia de nuvem inteligente.

Leia mais: Parceiros Nutanix estão animados com oportunidades de negócios geradas após movimentações do mercado

Dentre os entrevistados brasileiros do ECI, 78% planejam investir na modernização das TI em 2024, com 83% planejando aumentar os seus investimentos especificamente para apoiar a IA. “IA mexe muito com dados, processamento e as infraestruturas adicionais não estão preparadas para isso. Algumas empresas se perguntam ‘será que vou pra nuvem pública?’. Mas os custos podem não ser tão permissivos assim, então é preciso pensar muito bem no balanceamento para aterrissar essa história da IA. A gente tem que pensar na questão de estrutura para a nova estratégia”, adverte Oliveira.

A implementação da estratégia de IA é uma prioridade máxima do C-level. Os entrevistados no Brasil mencionaram o tema com mais frequência (60%) como uma prioridade para os CIO/CTO em suas organizações. Ainda, 83% afirmaram que as suas organizações planejam aumentar o investimento no apoio à estratégia de IA, enquanto 81% apontaram que o aumento de investimento inclui análise de dados, uma área tecnológica relacionada. Ao mesmo tempo, mais de 90% dos entrevistados concordaram que a privacidade dos dados será uma preocupação às suas organizações, especificamente devido à adoção da IA. Além disso, quase um terço (32%) dos entrevistados no Brasil afirma que a execução de aplicações de IA na infraestrutura de TI atual constitui um desafio significativo.

A sustentabilidade também é prioridade para 85% dos líderes brasileiros e 99% disseram ter buscado uma ou mais iniciativas de sustentabilidade durante o ano passado. Além disso, eles consideram o cumprimento das metas de sustentabilidade menos desafiador do que os profissionais de TI de outros lugares: apenas 26% dos entrevistados brasileiros descreveram a tarefa como um “desafio significativo”, em comparação com 36% dos entrevistados globais e 40% dos entrevistados nas Américas.

Segundo o relatório, a segurança e a inovação foram os principais impulsionadores da migração de aplicações de um ambiente para outro no ano passado. Os inquiridos do ECI no Brasil identificaram o aumento dos investimentos para prevenção contra ransomware/malware como a sua prioridade número um – seguido pelo investimento em estratégia de IA e análise de dados.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Laura Martins

Editora do IT Forum. Jornalista com mais de dez anos de atuação na cobertura de tecnologia. É a quarta jornalista de tecnologia mais admirada no Brasil, pelo prêmio “Os +Admirados da Imprensa de Tecnologia 2022” e tem a experiência de contribuições para o The Verge.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.