4 perfis de empreendedoras brasileiras que buscam autonomia

Pesquisa do Serasa Experian revela que brasileiras estão empreendendo por vocação, propósito e independência

Author Photo
4:35 pm - 27 de julho de 2023
empreendedoras Imagem: Shutterstock

Uma parcela das mulheres brasileiras que empreendem no País afirmam que se classificam como “empreendedoras por vocação”, revelou nova pesquisa realizada pela Serasa Experian. De acordo com o estudo, 35% das mulheres brasileiras ouvidas afirmam que “sempre tiveram visão de negócio para identificar oportunidades” e que “foram incentivadas a terem o seu próprio negócio desde cedo”.

O levantamento foi feito para entender quais são os perfis das empreendedoras brasileiras e contou com 534 participantes de todas as regiões do país. Entre as entrevistadas, 25% afirmaram empreender para ter um propósito, enquanto 22% pela vontade de desbravar esse mercado e 18% para ser independente financeiramente. A maioria das mulheres (62%) disseram empreender sozinhas, 30% têm microempresa, 6% empresa de pequeno porte e 1% empresa de médio porte. Os segmentos mais comuns foram “Serviço” (57%), “Comércio varejista” (24%), “Indústria” (4%), “Comércio atacadista” (3%) e “Outro” (12%).

Com base nas respostas da pesquisa, a Serasa Experian criou quatro perfis de empreendedoras brasileiras.

Empreendedoras por vocação

Entre as empreendedoras por vocação, a grande maioria afirma que a autonomia no trabalho é o principal motivador, com 97% destacando o desejo de não trabalhar para os outros e ter um negócio próprio, uma vez que, para elas, é a melhor forma de ganhar dinheiro. A origem da renda de 61% das respondentes identificadas neste perfil é completamente fruto da empresa e 50% delas dizem ser totalmente independentes.

Quanto a idade desse perfil, 68% declararam ter entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos. Uma parcela considerável (35%) possui pós-graduação, enquanto 36% possuem ensino superior completo; 47% disseram que, antes de empreender, fizeram curso específico para atuar, com duração de menos de 1 ano. 42% delas empreendem entre 5 e mais de 10 anos e 30% atuam há menos de 6 meses e mais de 3 anos.

Empreendedoras por propósito

Sete em cada 10 empreendedoras por propósito declararam que querem ganhar dinheiro sem trabalhar para os outros, além disso, 74% acham que sempre tiveram tino comercial e 66% alegam que é porque foram incentivadas. Mais de 50% desse perfil de empreendedoras declararam ser completamente independentes, cuja origem da renda vem totalmente da empresa (53%);

Já a idade média das empreendedoras desse perfil é de 30 a 49 anos (62%); 29% disseram ter mais de 50 anos e 9% declararam ter até 29 anos. Das respondentes deste perfil, 35% disseram não ter se preparado para empreender, mas 35% declararam ter ensino superior completo. Quanto ao tempo de empreendedorismo, 54% das empreendedoras por propósito atuam entre 5 e mais de 10 anos, e 30% entre menos de 6 meses e 3 anos.

Empreendedoras desbravadoras

As empreendedoras desbravadoras possuem prioridades sociais em sua atividade empresarial, pois 68% disseram que é sua prioridade profissional ter um trabalho que faça diferença para a sociedade, enquanto 45% declararam que ter um negócio próprio nunca foi um sonho. Das respondentes deste perfil, 54% disseram que a origem da renda é completamente da empresa. Já para 33%, a maior parte da renda vem da empresa, mas não totalmente. Por fim, para 13% grande parte de outro trabalho contribui para a sua renda. A maioria é parcialmente independente (59%) e 38% é totalmente independente.

A idade desse perfil segue parecida a de outras mulheres que empreendem, com 69% delas possuem entre 30 e 49 anos, 22% mais de 50 anos e 10% até 29 anos. A maioria das empreendedoras desbravadoras possuí o ensino superior completo (49%), sendo que 38% se prepararam para atividade empresarial ante 40% que não. Quanto ao tempo de empreendedorismo, 46% das desbravadoras possuem menos tempo de empreendedorismo que os outros perfis – entre menos de 6 meses e até 3 anos.

Empreendedoras independentes

Para 96% dessas empresárias ter seu próprio negócio significa poder fazer o trabalho do seu jeito, sendo essa autonomia um fator relevante. Outra motivação alegada por 84% é o fato de não ter que trabalhar para os outros e ter um negócio próprio é a melhor forma de ganhar dinheiro.

A maioria destas empreendedoras não são de fato independentes, pois 57% delas responderam que são parcialmente autossuficientes financeiramente. A faixa etária da maior parte das empreendedoras do perfil “Independente” é de 30 a 49 anos (66%), 24% têm mais de 50 anos e 10% têm até 29 anos.

Quanto à formação e o preparo educacional, apenas 3 em cada dez empreendedoras independentes se prepararam em menos de 1 ano para empreender e 35% disseram que não se prepararam. No total, 34% têm superior completo e 33% pós-graduação. Neste perfil de empreendedorismo feminino, 42% atuam há mais tempo (de 5 a mais de 10 anos) e 38% está na atividade empresarial entre menos de 6 meses a 1 ano.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.