4 etapas que líderes em TI devem assumir para alavancar a maturidade analítica e dos negócios

Segundo levantamento do Gartner, maioria das organizações ainda é imatura no BI e Analytics. Isso cria um grande obstáculo para aquelas que desejam aumentar o valor de seus ativos de dados

Author Photo
12:05 pm - 07 de dezembro de 2018

Mais de 87% das organizações são classificadas como tendo baixo Business Intelligence (BI) e maturidade analítica, de acordo com uma pesquisa do Gartner. Isso cria um grande obstáculo para as organizações que desejam aumentar o valor de seus ativos de dados e explorar novas tecnologias de análise, como aprendizado de máquina.

Organizações com baixa maturidade caem em níveis “básicos” ou “oportunistas” na pontuação de TI do Gartner para dados e análises. As organizações no nível básico têm recursos de BI que são, em grande parte, análises baseadas em planilhas e extrações de dados pessoais. Aqueles no nível oportunista descobrem que as unidades de negócios individuais buscam suas próprias iniciativas de dados e de análise como projetos independentes, sem liderança e orientação central.

“A baixa maturidade de BI limita severamente os líderes de análise que estão tentando modernizar o BI. Isso também afeta negativamente todas as partes do fluxo de trabalho de análise. Como resultado, os líderes de análise podem lutar para acelerar e expandir o uso de recursos modernos de BI e novas tecnologias”, explica Melody Chien, analista sênior do Gartner.

Segundo ela, organizações com baixa maturidade exibem características específicas que retardam a disseminação das capacidades de BI. Estes incluem infraestrutura de TI primitiva ou antiga; colaboração limitada entre usuários de TI e de negócios; dados raramente ligados a um resultado comercial claramente melhorado; funcionalidade de BI baseada principalmente em relatórios; e gargalos causados pela equipe central de TI responsável pela criação de conteúdo e preparação do modelo de dados.

“Empresas de baixa maturidade podem aprender com o sucesso de organizações mais maduras. Sem reinventar a roda e cometer os mesmos erros, os líderes de análise em organizações de baixa maturidade em BI podem aproveitar ao máximo seus recursos atuais para acelerar a implantação de BI moderna e iniciar a jornada rumo a uma maior maturidade”, diz a especialista.

De acordo com o Gartner, há quatro etapas que os líderes de dados e análises podem seguir nas áreas de estratégia, pessoas, governança e tecnologia, para desenvolver as capacidades de suas organizações para um maior impacto nos negócios.

1. Desenvolver dados holísticos e estratégias de análise com uma visão clara

Organizações com baixa maturidade de BI frequentemente exibem uma falta de dados e estratégias de análise de toda a empresa com visão clara. As unidades de negócios realizam projetos de dados ou análises individualmente, o que resulta em silos de dados e processos inconsistentes.

Os líderes de dados e análises devem coordenar-se com os líderes de TI e de negócios para desenvolver uma estratégia holística de BI. Eles também devem ver a estratégia como um processo contínuo e dinâmico, de modo que qualquer negócio futuro ou mudanças ambientais possam ser levados em conta.

2. Criar uma estrutura organizacional flexível, explorar recursos analíticos e implementar o treinamento de análise contínua

As empresas devem ter pessoas, habilidades e estruturas-chave para promover e garantir habilidades e desenvolver capacidades. Eles devem antecipar necessidades futuras e garantir que as habilidades, funções e organizações adequadas existam, sejam desenvolvidas ou possam ser fornecidas para apoiar o trabalho identificado na estratégia de dados e análise.

Com recursos analíticos limitados internos, os líderes de dados e de análises devem se esforçar para obter um modelo de trabalho flexível, criando “equipes de BI virtual” que incluam líderes e usuários da unidade de negócios.

3. Implementar um programa de governança de dados

A maioria das organizações com baixa maturidade em BI não possui um programa formal de controle de dados. Eles podem ter pensado sobre isso e entender a importância disso, mas não sabem por onde começar.

Os líderes do Google Analytics podem considerar a governança como as “regras do jogo”. Essas regras podem apoiar os objetivos de negócios e também permitir que a organização equilibre as oportunidades e os riscos no ambiente digital. A governança também é uma estrutura que descreve os direitos de decisão e os modelos de autoridade que devem ser impostos aos dados e à análise.

4. Criar plataformas analíticas integradas que possam suportar uma ampla gama de usos

Organizações com baixa maturidade costumam ter infraestruturas de TI primitivas. Suas plataformas de BI são mais tradicionais e centradas em relatórios, embutidas em sistemas ERP, ou simples ferramentas de relatórios diferentes que suportam usos limitados.

Para melhorar sua maturidade de análise, os líderes de dados e análises devem considerar plataformas de análise integradas que ampliem sua infraestrutura atual para incluir tecnologias de análise modernas.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.