4 dicas para se destacar em um processo seletivo de TI

Saiba como sair na frente e conseguir uma vaga de emprego em um dos mercados que mais cresce no Brasil

Author Photo
7:46 pm - 23 de junho de 2021
processo seletivo de TI

Para quem está começando na área de tecnologia, conseguir uma vaga de emprego pode ser difícil, especialmente diante das exigências dos recrutadores. No entanto, é possível acelerar a entrada no mercado de TI seguindo algumas recomendações.

Leia também: 7 dicas imperdíveis de LinkedIn para profissionais de tecnologia

Pensando em otimizar a jornada dos profissionais de tecnologia, Daniel Kriger, CEO da Kenzie Academy Brasil, e Karen Vanesca, analista de carreira da companhia, selecionaram 4 dicas para se destacar em um processo seletivo de TI. Confira:

1) Tenha clareza nos seus objetivos profissionais

Muitas pessoas não demonstram clareza sobre o que almejam para sua carreira e isso pode passar insegurança para o recrutador no momento do processo seletivo. Portanto, a primeira soft skill a ser trabalhada quando se está em busca de uma vaga é a do autoconhecimento. Ter uma visão clara de quem você é, saber quais os pontos precisam evoluir e quais são as características técnicas e comportamentais que podem chamar a atenção do entrevistador ajudam o candidato a se destacar.

Leia também: 5 soft skills mais buscados por empresas

2) Adote a mesma postura das entrevistas presenciais nas videochamadas

Com a pandemia, boa parte das entrevistas de emprego passou a ser realizada de forma remota. No entanto, isso não significa que os candidatos não devem se atentar à postura adotada nas videochamadas. Pelo contrário: o ideal é encarar o momento da entrevista remota como se fosse um encontro presencial, mantendo o foco na conversa com o recrutador e observando alguns quesitos que podem interferir no processo seletivo. É essencial também checar seu equipamento e conexão à internet com antecedência e comparecer à sala virtual no horário marcado, assim como seria em uma entrevista nas dependências da empresa.

3) Saiba apresentar suas habilidades

Durante todo o processo seletivo, é importante pensar de maneira estratégica, principalmente ao responder às perguntas do recrutador. Ao apresentar suas habilidades, faça conexões entre as suas competências com as exigências da vaga, mostrando que é um candidato adequado para aquela posição. Sempre que possível, traga resultados das experiências anteriores, evidenciando seu preparo e capacidades na área de tecnologia.

Leia também: 5 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e como respondê-las

4) Observe a cultura organizacional da empresa

Quando se fala em processo seletivo, a ideia vigente é a de que as empresas selecionam os candidatos, mas o contrário também deve acontecer: quem busca uma vaga de emprego precisa observar se a posição naquela organização é compatível com seus valores e planos de carreira, priorizando as oportunidades de trabalho em empresas cuja cultura faça sentido para o candidato. Quando o “match” entre o candidato e a cultura corporativa não acontece, as chances de frustração e desmotivação na carreira são maiores. Por isso, é fundamental pesquisar sobre a empresa e selecionar as vagas de acordo com seus valores e objetivos.

Conclusão

Com o crescimento do mercado de TI no Brasil, o interesse por vagas em tecnologia também aumenta. Siga as dicas acima para se destacar nos processos seletivos em TI e continue acompanhando o IT Forum no LinkedIn e no Instagram para mais conteúdo sobre carreira, negócios e tecnologia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.