5 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e como respondê-las

Saiba o que responder quando o entrevistador fizer as perguntas abaixo e aumente suas chances de ser contratado

Author Photo
2:20 pm - 01 de junho de 2021
entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um momento decisivo para quem está em busca de recolocação no mercado. Durante a pandemia, várias organizações tiveram de reduzir suas equipes, enquanto startups e outras empresas em crescimento multiplicaram as contratações. Com o home office e os processos seletivos remotos, as vagas disponíveis passaram a ser disputadas por candidatos de todo o Brasil, tornando a concorrência ainda mais acirrada nas entrevistas.

Leia também: 7 dicas imperdíveis de LinkedIn para profissionais de tecnologia

Neste cenário, é imprescindível saber como se preparar para uma entrevista de emprego, quais são as perguntas mais frequentes feitas pelos recrutadores e como ter as melhores respostas para conseguir a vaga dos sonhos. Com as dicas da Robert Walters, empresa global de recrutamento e seleção, listamos as 5 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e como respondê-las. Confira:

1) “O que pode nos contar sobre você?”

Esta é uma das primeiras perguntas que os entrevistadores podem fazer a você. O objetivo é ter uma primeira impressão, além de quebrar o gelo.

Como responder:

Comece com uma breve descrição da sua experiência e das posições que ocupou até agora. Você pode seguir a estrutura e a ordem do seu currículo. Dê exemplos de realizações e habilidades adquiridas ao longo de sua carreira. Considere cuidadosamente quais questões você deseja abordar e como irá descrevê-las em detalhes.

O entrevistador também obterá muitas informações com essa pergunta, então você deve ser honesto na hora de compartilhar seus interesses. Expresse quais são seus objetivos e motivações a curto, médio e longo prazo, dizendo que tipo de trabalho e funções você gostaria de exercer, bem como as etapas que gostaria de realizar para alcançá-lo.

É essencial mostrar ao entrevistador que você tem ambição e está determinado a aproveitar ao máximo cada oportunidade que surgir em seu caminho. No entanto, não perca de vista o seu horizonte: estabeleça sempre um vínculo com o cargo a que se candidata e seja realista na expressão das suas aspirações.

2) “Quais são seus pontos fortes e fracos?”

O mais importante é que, ao ouvir essa pergunta, você mostre ao recrutador que se conhece bem e que é honesto consigo mesmo. Tome cuidado para não soar arrogante e evite dizer que não tem nenhuma fraqueza ou áreas para melhorar.

Como responder:

Forças

Analise bem todos os seus pontos fortes e, acima de tudo, encontre argumentos e exemplos práticos que ilustrem seus aspectos positivos. Cite três qualidades ou competências que o tornam a pessoa ideal para o cargo, baseando sua resposta em casos específicos de contextos profissionais em que você empregou seus conhecimentos com sucesso. Esses pontos fortes podem ser habilidades técnicas (como conhecimento em um determinado software) ou soft skills (por exemplo, facilidade em gerenciar pessoas).

Fraquezas

A melhor maneira de responder a essa pergunta é escolher um ponto fraco que você está tentando melhorar. Por exemplo, se suas habilidades digitais são fracas, indique isso em sua resposta, mencionando quanto tempo você tem investido ou investirá agora aprimorando-as por meio de um determinado curso ou treinamento. Essa forma de apresentar seus pontos fracos os transformará em forças potenciais.

3) “Por que você quer trabalhar conosco?”

Quando estiver se preparando para a entrevista de emprego, certifique-se de ter um bom entendimento dos produtos e serviços oferecidos, pesquisando a cultura da organização e o momento que ela vive. Vale procurar saber sobre anúncios e aquisições feitos pela empresa, seu planejamento estratégico e como você poderia contribuir para o crescimento da companhia.

Leia também: 4 dicas para participar de um processo seletivo on-line

Como responder:

Pense em como suas aspirações profissionais se alinham com a cultura corporativa e relacione as experiências que você pode ter na empresa com seus objetivos profissionais. Conte ao entrevistador como você se identifica com os valores da organização e mostre que está disposto a trabalhar pelos objetivos da empresa enquanto conquista os seus.

4) “Por que devemos contratá-lo?”

Essa pergunta não é nenhuma pegadinha, mas uma oportunidade de convencer seus entrevistadores a lhe darem o cargo. Portanto, você deve explicar por que seria um grande trunfo para a empresa, destacando suas habilidades, experiências e qualidades pessoais.

Como responder:

É hora de mostrar que você está pronto para assumir o cargo descrito pela empresa. Para isso, cite os requisitos da vaga e como você atende cada um deles, evidenciando suas competências. Em adição aos conhecimentos técnicos, é uma boa ideia falar sobre os ganhos que a empresa poderia ter ao contratá-lo (por exemplo, a estruturação de uma nova área ou o desenvolvimento de um bom relacionamento com os clientes).

5) “Qual salário você tem em mente?”

O ideal é que as perguntas sobre remuneração venham do entrevistador, pois o candidato que questiona o salário logo no começo da entrevista pode parecer desinteressado pela empresa, focando mais na compensação financeira do que na oportunidade de trabalho em si. Quando o tema da remuneração surgir, é bom mencionar expectativas realistas de salário, considerando a média do mercado e a sua experiência na área.

Como responder:

Verifique se a faixa salarial oferecida está visível no anúncio de emprego. Em caso afirmativo, diga ao seu recrutador que este é o valor que você tem em mente e que esta é, mais uma vez, uma das razões pelas quais você se considera a pessoa certa para a posição aberta. Se a empresa não tiver divulgado a remuneração da vaga, responda de acordo com suas intenções, mas sem pedir um salário alto ou baixo demais, isto é, evitando números incompatíveis com a função e com o mercado.

Conclusão

As mudanças no mercado de trabalho, sobretudo no setor de tecnologia, estão fazendo com que mais pessoas busquem oportunidades de trabalho. Isso torna os processos seletivos mais competitivos, elevando a importância de se sair bem na conversa com os recrutadores, mesmo que seja em uma entrevista de emprego online ou por telefone. Siga as dicas acima e continue acompanhando o IT Forum para saber mais sobre como desenvolver sua carreira!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.