5 soft skills mais buscados por empresas

Levantamento da Revela mostra quais habilidades são as mais desejadas

Author Photo
9:00 am - 20 de outubro de 2020

Você sabe quais são as soft skills mais procuradas pelas empresas em 2020. Segundo a Revelom enpresa de tecnologia para área de recursos humanos, elas são comunicação assertiva, aprendizagem contínua, autogerenciamento, capacidade de resolução de problemas e relacionamento interpessoal.

As soft skills são características complementares que podem e devem ser desenvolvidas por todos os indivíduos atuantes no mercado de trabalho. “Hoje, o mercado de trabalho exige profissionais com qualificação técnica (hard skills). Porém, existem outras competências não tão fáceis de serem mensuradas e explicadas em entrevistas, mas que são igualmente importantes. Elas afetam diretamente os relacionamentos no ambiente corporativo e, consequentemente, a produtividade da equipe. Por exemplo, a forma como um profissional lida com as suas emoções, como resolve problemas e seu jeito de se comunicar com o colega de empresa”, comenta Patrícia Carvalho, CMO da Revelo.

“Todas essas habilidades comportamentais são avaliadas no momento de escolher um candidato e são vistas desde o primeiro minuto de uma entrevista de trabalho. São características que sinalizam se o profissional vai ter êxito no trabalho ou não”, diz ela. Conheça um pouco mais das soft skills mais procuradas:

Comunicação assertiva

Passar mensagens com clareza é indispensável para a equipe e para a liderança. Afinal, as consequências de uma demanda interpretada erroneamente podem ser diversas. Além disso, é responsabilidade do comunicador garantir que a mensagem chegue ao ouvinte de forma clara.

Leia também: 4 dicas para participar de um processo seletivo on-line

Aprendizagem contínua

A empatia e a capacidade de aceitar e dar feedback podem fazer a diferença. Ser capaz de absorver novos aprendizados e continuar evoluindo é um traço muito valorizado por empresas.

Autogerenciamento

É característica imprescindível para ser mais produtivo e motivado no trabalho. A capacidade de se autogerenciar é saber definir os objetivos para o próprio desenvolvimento. Além disso, é o exercício de empatia, a metodologia de comunicação não violenta cria pontes e melhora o clima das equipes.

Resolução de problemas

A resolução de problemas vai além da decisão de solucionar empecilhos do dia a dia. É a capacidade de decifrar questões nem sempre tão bem determinadas, fragmentando o problema até alcançar a solução.

Relacionamento interpessoal

A conduta interpessoal necessita que, independentemente de ter ou não afinidade com os colegas de trabalho, é preciso interagir bem para uma convivência harmônica.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.