2020 será o ano de escala do 5G, acredita presidente da Qualcomm

Apesar de um possível atraso no leilão do 5G no Brasil, Cristiano Amon mostra-se animado com evolução do novo padrão em todo o mundo

Author Photo
9:02 am - 04 de dezembro de 2019

A indústria tem evoluído em suas estratégias para o 5G, nova geração de internet móvel, e 2019 foi um marco importante para esse mercado, segundo Cristiano Amon, presidente da Qualcomm Incorporated. Durante evento anual da empresa para anunciar novidades da sua plataforma Snapdragon, o Snapdragon Tech Summit, o executivo indicou que nos últimos 12 meses, 325 operadoras investiram em 5G em 109 países, com mais de 40 operadoras surgindo para suprir a demanda e mais de 40 Original Equipment Manufacturer (OEMs) foram anunciados para lançar produtos pontos para o 5G.

“2020 será o ano de escala do 5G. Até 2025, estima-se que serão 2,8 bilhões de assinantes do 5G”, comentou ele, reforçando que o 5G abrirá oportunidades para conectar, computar e se comunicar de maneiras ainda não imaginadas.

Qualcomm Snapdragon Tech Summit 2019 Day 1 Keynote 9

Para ele, a transição para o 5G será muito mais rápida do que a registrada do 3G para o 4G, acelerando todo o ecossistema em torno da nova geração de internet. “Na era 4G, quebramos o paradigma de banda. O 5G foi desenhado para ser entregue em qualquer espectro. É isso que vamos ver e assim teremos o potencial completo do 5G.”

Amon comentou que o Dynamic Spectrum Sharing (DSS) será chave para o 5G. O compartilhamento dinâmico de espectro é cada vez mais visto como fundamental na ampliação das implementações de 5G, permitindo que o LTE e o 5G NR coexistam no espectro de banda baixa atualmente sendo usado pelo LTE. Isso significa que as operadoras podem estabelecer uma camada de cobertura 5G sem demandar reagrupamento de espectro, diminuindo custo de investimento e agilizando a preparação da infraestrutura.

Em setembro deste ano, a Ericsson e a Qualcomm conduziram a primeira chamada de dados 5G NR usando DSS no espectro de banda baixa FDD e durante o Snapdragon Tech Summit Amon fez uma demo no palco do evento para provar o modelo.

Apesar do otimismo quanto ao 5G e salto acelerado em países como Estados Unidos, China e em países da Europa, o Brasil pode chegar atrasado na corrida pela chegada do novo padrão. O leilão de frequências pode e acontecer apenas no último trimestre de 2020, em razão de possíveis interferências com a TV aberta via satélite. O DSS poderia, no entanto, ser uma alternativa interessante para esse dilema.

Experiência do usuário

Uma das frentes destacadas por Amon com o 5G são é o aprimoramento da experiência do usuário. Com novos recursos em dispositivos móveis, como fotos com mais qualidade e entretenimento imersivo, a experiência mudará, destacou ele. “Assim como a música mudou com o 4G, o vídeo vai mudar quando o 5G chegar”, observou.

Bem-vindos superapps

Uma das novidades que o 5G possibilitará, segundo Amon, será desabilitar a era dos superapps. Isso porque, o 5G permitirá novas experiências e aplicações rodarão muito mais rápido. “No centro de tudo isso, está o Snapdragon”, contou, referenciando a plataforma da Qualcomm que vai dentro de smartphones e de aparelhos com conectividade à internet, como roteadores e dispositivos de internet das coisas (IoT).

São mais de 230 designs disponíveis no mercado hoje com o chipset da empresa. Até 2022, estima ele, o mercado terá 1,4 bilhão de smartphones e outros aparelhos com 5G com Snapdragon em seu coração.

Evolução constante

De olho no avanço do setor, a Qualcomm promove melhorias constantes no Snapdragon e neste ano não poderia ser diferente. No evento, Alex Katouzian, vice-presidente sênior e gerente-geral de telefonia móvel da Qualcomm Technologies, apresentou duas novas plataformas móveis 5G Snapdragon para liderar e escalar 5G e inteligência artificial (AI) em 2020.

A principal novidade ficou por conta do Snapdragon 865, que inclui o Snapdragon X55 Modem-RF System, projetado para oferecer conectividade e desempenho para a próxima geração de dispositivos. Já os Snapdragon 765/765G agregam conectividade 5G, processamento de AI e experiências de alto nível para jogos.

*A jornalista viajou a Maui, no Havaí, a convite da Qualcomm

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.