10 ideias para usar a IA generativa na sua empresa

Algumas ideias para tomar como ponto de partida, segundo Paulo de Godoy, da Pure Storage

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8:12 am - 06 de setembro de 2023
regulação, inteligencia artificial, lei, jurídico, regulamentação, IA generativa Imagem: Shutterstock

Você provavelmente já leu sobre conteúdos gerados por IA que estão errando fatos de forma amadora. Ou talvez esteja preocupado com a perspectiva de a IA tornar muitos empregos (e talvez o seu) desnecessários. Ou, ainda, não está assustado de forma alguma e está apenas esperando tranquilamente que o hype passe para que você pense em como usar a IA como um benefício para a sua empresa.

Se você faz parte do grupo dos calmos e atentos, bom para você, porque com certeza pensará antes de gastar com implementações e aplicações de IA que não fazem sentido para o seu negócio. É claro que o grupo de C-levels também precisa agir logo, até porque a revolução da IA está chegando em todas as empresas, quer você queira ou não.

Como muitos do grupo tranquilo de decisores já sabem, há aplicações empresariais muito promissoras para a IA generativa, que é a IA treinada em grandes quantidades de dados. A IA generativa marca a primeira vez em que a IA foi efetivamente colocada nas mãos de profissionais que não são programadores, o que praticamente garante sua adoção.

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Ela também tem o poder de aumentar a produtividade e nivelar os dados e a inteligência de negócios (BI). E mais está por vir: versões internas do ChatGPT, nas quais as pessoas podem fazer perguntas e obter respostas dos próprios dados da empresa.

Mas antes que os decisores escolham o que adquirir, é fundamental decidir o que a sua empresa fará com a IA e se a sua infraestrutura de TI está pronta para isso. Veja abaixo algumas ideias para tomar como ponto de partida.

Novas linhas de negócios

Todos os dias surgem negócios que sequer poderiam existir antes da IA generativa e dos modelos de linguagem. Poderiam até existir como ideia, mas agora podem ser desenvolvidos de forma rápida e econômica.

Democratização da análise de dados

É de imensa importância ser capaz de colocar uma camada de linguagem natural sobre a análise de dados. Isso coloca o poder de aprender com os dados nas mãos de todos em uma empresa, não apenas dos cientistas de dados.

As perguntas podem ser tão simples e diretas quanto aquelas que você faria em uma reunião, do tipo “Como meus clientes mudaram nos últimos três anos?”. A resposta será em linguagem simples e de fácil compreensão, sem a necessidade de tradução de um analista de dados.

Geração de imagens, infográficos e vídeos

Com algumas instruções, qualquer pessoa que precise criar um deck rapidamente pode obter imagens incríveis. As imagens são arte derivada, é claro, mas também são interativas, o que significa que os designers podem usar as imagens como ponto de partida para economizar tempo.

É assim que funciona a ferramenta aberta beta de IA generativa Midjourney, semelhante ao DALL-E da OpenAI e do Stable Diffusion. O apoio da NVIDIA e da Salesforce ao Runway, que permite criar clipes de vídeo a partir de instruções de texto, é sinal do início de alguns recursos sérios para equipes que precisam de alternativas na corrida contra o tempo de produção.

Faça um teste. Suba um arquivo para seu app de IA generativa e peça que ele leia e crie visuais e gráficos com base nos dados. Você vai ver que a IA também pode analisar imagens e vídeos, em apenas alguns minutos.

Pesquisas supercharged

Uma pesquisa interna pode ser muito mais do que listas de conteúdo. Os resultados de pesquisa criados com IA generativa podem incluir respostas a perguntas relacionadas, fornecendo insights que vão além do simples termo de pesquisa que você incluiu.

São as perguntas de acompanhamento antes mesmo de você pensar nelas. Inclusive, o Google está enriquecendo seu próprio mecanismo de pesquisa com IA generativa, com descrições e avaliações a pesquisas simples de compras.

Agilidade no desenvolvimento de software

Não se trata apenas de criar aplicações interessantes, embora isso seja parte do benefício de mesclar o desenvolvimento com a IA generativa. Há também o benefício de automatizar tarefas repetitivas, detectar falhas de segurança e documentar a funcionalidade do código.

Um recente estudo da McKinsey aponta que a IA generativa pode ajudar os desenvolvedores a iniciar o primeiro rascunho de um novo código inserindo prompts em seu ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para a criação de software.

SEO mais inteligente

Dá para aprimorar o SEO perguntando às ferramentas de IA generativas sobre as palavras-chave de melhor desempenho. É um bom lugar para iniciar uma pesquisa abrangente de palavras-chave, obter estimativas de volumes de pesquisa e ver como seus concorrentes estão se saindo.

Mais ideias de marketing

Acelere o processo criativo usando a IA generativa para a geração de ideias. Precisa de um conceito para que a equipe possa começar o brainstorming? Gere 50 ideias rapidamente e elimine-as a partir daí. Não consegue encontrar o que precisa em um site de banco de imagens para apoiar campanhas? Peça que a IA generativa crie algumas que combinem com seu texto.

Facilite o aprendizado e o treinamento

Há um enorme potencial para personalizar o treinamento usando IA generativa – ou facilitar para os alunos a análise de volumes de conteúdo de treinamento. Por exemplo, a equipe jurídica da Pure está testando a IA generativa para resumir as mudanças normativas e de política para se manter atualizada sobre as leis de conformidade à medida que elas evoluem.

Os profissionais de RH e de desenvolvimento profissional podem usar a IA para analisar o feedback de alunos ou criar resumos do material da aula.

Simplificação do espaço de escritório

Com menos pessoas trabalhando no modelo presencial, os espaços de escritório precisam ser repensados. As ferramentas de design para visualizar espaços e recriar layouts já existem há muito tempo, mas agora a IA generativa pode acelerar muito esse processo.

A partir dessas ferramentas, é possível reunir dados sobre quantas pessoas usam um espaço de escritório, oscilação de temperaturas, exposição à luz e muito mais para sugerir projetos que se adaptem às formas como as pessoas estão trabalhando.

Sintetizar tudo

O poder da IA generativa é não saber totalmente o que você precisa e obter respostas de qualquer maneira. Agora, quando combinamos a tecnologia generativa com a pesquisa, e não apenas com levantamentos isolados, podemos apenas incluir na ferramenta: “Farei uma viagem de negócios para tal lugar. Diga-me tudo o que preciso saber”, e esperar um agente LLM (sigla em inglês para um tipo avançado de modelo de linguagem) descobrir todas as informações que precisamos, fazer várias buscas diferentes, coletar essas informações, sintetizá-las e entregá-las.

Onde o armazenamento de dados se encaixa na IA generativa?

Antes mesmo de questionar o que a IA generativa pode fazer por seus negócios, é fundamental saber se a sua empresa possui uma infraestrutura de dados pronta para essa jornada e, claro, se terá tudo o que precisa em questão de potência, volume, escalabilidade e velocidade. E, por último, mas no topo das prioridades, tenha um plano traçado para a segurança dos dados e governança das plataformas em uso.

O segredo é levar o poder de computação aos dados, e não levar os dados ao poder de computação. É importante que as empresas pensem no uso e requisitos operacionais da IA generativa como fator competitivo. Afinal, mesmo que a sua empresa não esteja agindo agora, pode ter certeza de que a concorrência já está.

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Paulo de Godoy

Paulo de Godoy é country manager da Pure Storage

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