Santander e Denodo fecham parceria para gerenciamento de dados

Com plataforma, Santander consegue gerir dados de diversas fontes de informação, de forma transparente para o consumidor desses dados

Author Photo
3:17 pm - 10 de outubro de 2023
Santander Denodo Imagem: Shutterstock

A engenharia de dados se tornou uma aliada essencial das instituições financeiras, que lidam com informações extremamente sensíveis. Ao mesmo tempo, com o uso de dados, as instituições do setor também conseguem impulsionar novos negócios, diminuir custos e gerar novos insights financeiros. Ciente da importância competitiva do tema, o banco Santander tem a engenharia de dados como um dos alicerces do seu negócio.

“Investindo nesta engenharia, podemos criar ecossistemas baseados em dados para dar autonomia e confiabilidade para os usuários em suas tomadas de decisão”, explica João Filho, líder de engenharia de dados do Banco Santander. “Atualmente, as informações são um dos ativos mais valiosos que as instituições têm, principalmente as financeiras, mas precisamos estruturá-las da maneira correta para que os usuários consigam acessar e usufruir”.

Com milhões de clientes ao redor do mundo, que compartilham informações pessoais e finanças, os bancos possuem uma quantidade exponencial de dados sensíveis que devem ser assegurados de acordo com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados. O líder de engenharia de dados do Santander destaca que a LGPD é vista também como um diferencial para o banco.

Leia mais: Para Google Cloud, IA generativa está na fase de “exploração e aprendizado” no Brasil

“No Santander, não enxergamos a LGPD como uma burocracia, mas como um fator essencial que deve fazer parte de qualquer projeto do nosso ecossistema. Assim, garantimos a proteção de todas as informações”, afirma o especialista.

Para realizar todos esses trabalhos, o Santander vem contando com o apoio da Denodo, empresa de gerenciamento de dados, que vem auxiliando o banco desde o início de sua jornada para se tornar data driven.

“A Denodo tem um papel fundamental em nossas operações, nos ajudando a reunir todas as informações que temos disponíveis na instituição. Temos diversas tecnologias diferentes e a Denodo impulsiona a coleta e transformação desses dados em um único local, o que facilita o consumo pelos usuários e acelera a tomada de decisão”, explica João.

Bernardo Godar, vice-presidente e diretor geral da Denodo para Latam e Península Ibérica, explica que a plataforma tem a capacidade de gerir dados provenientes de diversas fontes de informação, de forma transparente para o consumidor desses dados, que terá uma visão única, coerente e alinhada com as suas necessidades de negócio independentemente da sua origem técnica. “A Denodo proporciona acesso, controle e governança ao mesmo tempo que permite a disponibilidade adequada de dados às pessoas responsáveis pela tomada de decisões e gestão da empresa”.

Segundo a Denodo, o Santander adotou sua solução em vários países que o banco opera. “Consideramo-nos não apenas um fornecedor mas sim um parceiro que acompanha o Banco nesta jornada tão interessante e estratégica que é a contribuição de valor ao negócio através de dados”, finaliza Godar.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.